FIM DECRETADO

Liberação do Banco Central, R$5BI e 73 agências engolidas: O fim de banco popular após fusão com o Bradesco

30/06/2024 às 19h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
O fim de banco após ação do Banco Central e fusão ao Bradesco (Foto: Divulgação)

Banco aclamado e tradicional em todo território nacional, teve fim decretado e lidou com desfecho com o Banco Central e ainda fusão com o Bradesco

Um banco aclamado e que fez parte de toda uma geração, teve seu fim decretado de forma surpreendente. Ele sofreu com ação do Banco Central e terminou se fundindo ao Bradesco.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale destacar que na história dos bancos no Brasil, muitos bancos já se fundiram. Às vezes eles unem os nomes ou simplesmente assumem um apenas. E o caso do banco Boavista, foi o segundo.

Bradesco é um dos principais bancos do país (Reprodução: Bradesco/Divulgação)
Bradesco é um dos principais credores da Casas Bahia (Reprodução: Bradesco/Divulgação)

Fundado em janeiro de 1924, ele foi um banco tradicional do Rio de Janeiro. Ele chegou discreto, foi crescendo aos poucos, até se tornar uma instituição financeira tradicional que tinha o carinho do público. Logo adquiriu um grande número de clientes e expandiu seus negócios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, os anos de ouro cessaram e em 1997 ele teve problemas financeiros e precisou ser vendido. Conforme informações do Folha de São Paulo, ele foi repassado ao Banco Interatlântico, uma sociedade entre o grupo português Espírito Santo Financial Group e o francês Crédit Agricole, com participação da família brasileira Monteiro Aranha.

Antigo banco Boa Vista (Foto: Wikimedia)
Antigo banco Boa Vista (Foto: Wikimedia)

E em uma reportagem do Folha de São Paulo, divulgada no dia 29 de abril de 2000, divulgou que o banco Boavista estava sendo vendido ao Bradesco. Na época foi destacado que a compra se deu “mediante a incorporação do Boavista pelo Bradesco e atribuição de ações deste último aos atuais acionistas do Boavista“.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Basicamente, o banco Boavista teve uma fusão com o seu novo dono. Com a nova aquisição, o Bradesco adquiriu 73 agências da instituição e aumentou seu poder no mercado na ocasião. Vale destacar que os ativos totais do Boavista somavam R$ 5 bilhões, o que na época era muito dinheiro, logo, foi lucrativo para o novo dono.

LIBERAÇÃO DO BC

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, foi destacado na mesma reportagem que o Boa Vista tinha a permissão do Banco Central para abrir mais cem agências. Essa liberação era positiva pensando na expansão dos negócios.

Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)
Banco Central (Foto: Reprodução/Internet)

QUAL O MAIOR BANCO DO BRASIL?

O maior banco em valor em mercado no Brasil hoje é o Itaú Unibanco. Em número de clientes ele ainda perde para Caixa, mas vale destacar que a concorrente pertence ao governo federal.

Banco Central
banco Popular
Bradesco

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.