FIM DE ERA
Intervenção do Banco Central e adeus a correntistas: O fim decadente de banco popular e venda ao Bradesco
05/10/2024 às 23h00
Grande banco nacional sofre com intervenção do Banco Central e encerra sua história sendo vendido para o poderoso banco Bradesco
No Brasil, há grandes bancos como Bradesco, Caixa, BB e mais. E todos respondem ao Banco Central, afinal, é ele que libera uma instituição para funcionar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todos os grandes bancos em atividade no mercado nacional, precisam de registro no BC. Assim, como libera um banco para funcionar, o BC também pode intervir.
Caso uma instituição forneça riscos para seus colaboradores, é dever do BC intervir. E um banco acabou sofrendo uma grande intervenção.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
AFINAL, QUE BANCO É ESSE?
Trata-se do Banco de Crédito Nacional ou BCN. Fundado em 1929, teve milhares de clientes e toda uma história. Mas, encerrou sendo vendido para o Bradesco em 1990.
De acordo com a Folha de S. Paulo, em dezembro de 1997, o Bradesco sacramentou a compra do BCN. A aquisição ficou na casa de 1 bilhão de dólares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época com 340 mil clientes, todos eles foram repassados ao Bradesco. Mas, com a venda, o BCN então tentou voltar ao mercado comprando outra instituição.
A NOVA COMPRA DO BCN
Em 1996, o BCN tentou recuperar o Banco Pontual, tomando conta de sua administração. Mas, em 1999 sofreu com intervenção do Banco Central.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: Nova moeda histórica está em vigor a milhares de brasileiros já em 2024
● De R$2 a R$100: Decreto do Banco Central traz fim de notas populares em 2024 após 30 anos do Real
● “Em qualquer banco”: Novo decreto do Banco Central entra em vigor em 2024 e afeta PIX no Nubank, Itaú e mais
Sendo assim, o melhor foi encerrar sua história no mercado. Mas, hoje ele ainda é lembrado por sua grandiosidade. Afinal, tinha muitos clientes para a época.
Hoje você está acostumado a acompanhar os bancos com milhões de correntistas. Mas, há anos atrás isso não era tão simples. Afinal, a tecnologia não era avançada.
Dessa maneira, ter 340 mil correntistas era um grande feito. Assim, o Bradesco enxergou potencial e arriscou. Um bom negócio afinal para todas as partes.
CONCLUSÕES FINAIS
O Banco de Crédito Nacional ou BCN, fez sucesso no passado. Mas, sofreu com intervenção do Banco Central e acabou vendido ao Bradesco. Hoje, só existe na memória, mas, em seus anos de ouro, era uma das grandes instituições do Brasil.
QUAL O MAIOR BANCO DO BRASIL?
Quando assunto é ser grandioso, a Caixa se destaca com mais de 150 milhões de clientes. O Bradesco, vem logo atrás, com mais e 105 milhões no Brasil.
A Caixa é o banco por onde o governo paga benefícios sociais. Então, isso impacta em seu número de clientes. Mas, a tradição acompanha o banco há anos e por isso o enorme sucesso.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]