Três emissoras, tão gigantes quanto a Globo, lidaram com o triste fim após dívidas e problemas financeiros
Há anos, os brasileiros podem contar com inúmeras emissoras de TV aberta para se divertirem. Mas, nem todos os canais tiveram um destino tão glorioso quando a Globo. Três empresas gigantes tiveram que lidar com o desligamento de sinal e até mesmo a falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nesta quarta-feira, 03, iremos relembrar o fim da TV Excelsior, TVE Brasil e Rede Manchete. Ambas deixaram saudade nos telespectadores e são lembradas até os dias atuais.
Primeiramente, iremos falar sobre o fim da TV Excelsior. Lançada em julho de 1960, a emissora foi referência na década devido a programação de qualidade e elenco de peso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A programação da TV Excelsior contava com jornalismo, série e filmes. O sucesso era tanto que o canal concorria diretamente com a TV Tupi, TV Paulista e a Record.
A emissora tornou-se referência no segmento de seriedade, planejamento e respeito ao criar o conceito de grade de programação que perduram até os dias de hoje. Inclusive, a Globo projetou o seu conceito a partir da Excelsior, de acordo com o NaTelinha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal tornou-se pioneiro em diversos segmentos, como exibir a primeira telenovela diária e melhorias no aspecto visual. Porém, após 10 anos no ar, a empresa começou a ter problemas financeiros, motivados pelo cenário político da época.
De acordo com informações do portal NaTelinha, a emissora teve sua concessão cassada pelo então presidente Emílio Garrastazu Médici. Sendo assim, no dia 30 de setembro de 1970, o canal foi pela última vez ao ar.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 16 de outubro de 1970, duas semanas após o fechamento da emissora, a Justiça decretou a falência da Televisão Excelsior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
TVE Brasil
A TVE Brasil (anteriormente denominada TV Educativa do Rio de Janeiro ou TVE RJ) o perava pelo canal 2 VHF analógico e era mantida pela Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto (ACERP).
Fundada no dia 5 de novembro de 1975, a TVE Brasil integrava e coordenava, com a TV Cultura, a Rede Pública de Televisão, cadeia nacional de emissoras públicas e educativas.
A emissora, tão grande como a Globo, possuía uma diversificada programação, com esporte, filmes nacionais e jornais, segundo o portal Canal 90, do YouTube.
Porém, no dia 2 de dezembro, a TVE Brasil foi extinta e em seu lugar, entra no ar a TV Brasil. No mesmo dia, foi lançado o sinal de televisão digital na capital paulista, inaugurando a nova tecnologia no Brasil.
Rede Manchete
Fundada no dia 5 de junho de 1983, a Rede Manchete tornou-se uma das principais emissoras e mais lembradas no Brasil.
A emissora, gigante como a Globo, deu espaço para grandes nomes começaram suas carreiras, como a Xuxa e Angélica. Na programação, ela fez história ao ser a primeira a transmitir os desfiles de escolas de samba no Rio de Janeiro.
Porém, no ano de 1992, a Rede Manchete passou a lidar com problemas financeiros, com dívidas e salários atrasados, segundo o portal F5, da Folha de S. Paulo.
Desse modo, a emissora foi vendida para a IBF, de Hamilton Lucas de Oliveira. Após a venda, a empresa ficou totalmente sem dinheiro e os funcionários entraram em greve.
No ano de 1993, a emissora voltou para as mãos dos fundadores Bloch, que conseguiram deixar a empresa nos eixos. Mas, no dia 10 de maio de 1999, ela saiu do ar definitivamente.
Atualmente, ainda há oito CNPJs registrados ou ligados à TV Manchete Ltda., antiga razão social da emissora. Somadas as dívidas de cada um, o passivo da empresa está na casa de R$ 1,324 bilhão, segundo dados da PGFN.
COMO ASSISTIR A GLOBO AO VIVO?
A Globo tornou-se a principal do país. Fato é que inúmeros telespectadores se perguntam como assistir o conteúdo da Globo de forma online e gratuita. Para isso, basta baixar o aplicativo GloboPlay ou acessá-lo pela internet.