Triste fim

Do auge ao fundo do poço: O fim de celular amado no Brasil, que não resistiu à concorrência com o Iphone

BlackBerry, Nokia e Motorola vendidos em meados de 2008 (Reprodução - internet)

BlackBerry, Nokia e Motorola vendidos em meados de 2008 (Reprodução - internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das maiores empresas de celulares não resistiu a concorrência com o Iphone e precisou encerrar as atividades no Brasil

Uma das maiores e mais amadas empresas de celulares no Brasil precisou encerrar as atividades após mais de 30 anos de sucesso, tudo isso porque não aguentou concorrer com a Apple.

Estamos falando da BlackBerry, uma das mais buscadas e mais renomadas empresas do ramo de smartphones que já se instalou no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio foi feito pela própria empresa no início de 2020 com a justificativa de que passaria a vender apenas software de segurança para empresas.

Segundo a empresa, diversos aparelhos “não terão segurança suficiente” para acessar a internet, fazer ligações e enviar SMS.

“Estamos focados em fornecer software e serviços inteligentes de segurança para empresas e governos em todo o mundo”, disse a empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os números da queda da BlackBerry se dão a crescente em massa da Samsung e da Apple, mas principalmente da chegada do IOS, Android e dos celulares com funcionalidades 3G, touchs com aplicativos.

Em 2010, por exemplo, a BlackBerry alcançava 16% dos celulares vendidos, segundo a consultoria Gartner. O Android, por sua vez, estava em 22,7% dos aparelhos e a Apple, em 15,7%.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No último trimestre de 2016, porém, a participação do BlackBerry caiu para apenas 0,0481%, de acordo com a Gartner. Naquele momento, o Android tinha 81,7% do mercado, enquanto a Apple detinha cerca de 17,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das últimas tentativas da BlackBerry para concorrer com a Apple foi tentar se juntar a TLC, quando lançaram o Motion, celular com tecnologia Android e tela touch, mas que não atingiu boas vendas no mercado.

O QUE FOI A BLACKBERRY?

Quem vivenciou todas as fases do crescimento dos smartphones no Brasil, bem provavelmente passaram pela experiência de usar um BlackBerry.

A empresa de celular remodelou muito o mercado antes da chegada em massa da Apple no Brasil. A blackberry instalou a tecnologia 2g, acesso a internet, envio de e-mails e sms em um celular portátil (sem aquela capinha abre e fecha) e com a maior revolução da época, o teclado incluso.

Aqueles que já ultrapassam a marca dos 25 anos de idade deve se lembrar que o teclado dos celulares antigos eram compostos por números de 1 a 9 e em cada número tinham 3 letras (demorava uma eternidade para escrever uma mensagem).

BlackBerry 5810, antes da Apple, mudou totalmente isso e trouxe uma revolução ao mercado, mas revolução essa que não se adaptou. A segurança e a modernidade fizeram a empresa vender milhares de celulares, mas a chegada do 3g, do TouchScreen e menos botões aos celulares cravaram a derrota da marca de celulares, principalmente para a Apple.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile