Fim
Fechamento em massa: O fim de centenas de agências do Itaú e do Bradesco e o comunicado oficial dos bancos
09/10/2023 às 17h08
Bradesco e Itaú fecham centenas de agências e comunicado oficial aos clientes é dado
Com o passar dos anos, o mundo dos bancos evoluiu gradativamente, acompanhou as novas tenologias e foi obrigado a se adaptar com as situações, Bradesco e Itaú não foram diferentes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso porque dos últimos anos para cá, uma intensa ondam de fechamentos das agências do Itaú e do Bradesco pegaram as pessoas de surpresa.
Mas calma, os bancos não estão encerrando as atividades, acontece que é um caminhar normal, principalmente por conta da pandemia que nos conectou aos aplicativos dos bancos e nos desconectou das agências físicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma notícia publicada pelo Valor Econômico, a intensa digitalização de serviços financeiros levou os bancos a encerrar o ano passado com 7.216 agências físicas, menor quantidade desde 2010. Somente em 2022, foram encerradas 428 unidades, segundo levantamento feito pelo Valor com em dados do Banco Central (BC).
O movimento foi intensificado desde a pandemia, quando houve uma migração forte do atendimento para os canais digitais. Eles já representam a grande maioria das transações bancárias, que antes eram feitas em agências. Ao mesmo tempo, as grandes instituições financeiras passaram a investir na abetura de “lojas”, que basicamente são unidades para atender o cliente de forma presencial, mas que não têm a estrutura de caixa, segurança e retaguarda necessária a uma agência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E QUANTAS FICARAM?
Em relação às estruturas tradicionais, no Itaú Unibanco, em dezembro, havia 2.786 agências e 657 PAs (Postos de Atendimento), ante 3.530 agências e 703 postos há cinco anos. No Bradesco, eram 2.864 agências e 3.524 postos, ante 4.617 agências e 3.824 postos.
Em nota, a Febraban, que organiza todas as instituições bancárias no Brasil disse que as instituições “estão adequando suas estruturas à nova realidade do mercado”, em que a utilização dos canais digitais de atendimento vem ganhando espaço.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
“O número de postos de atendimento bancário em operação no Brasil tem se mantido estável ao longo dos últimos anos. Na comparação entre 2020 e 2021, último dado disponível do levantamento, esse número variou de 37,8 mil para 37,5 mil, de acordo com a última edição da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária.”
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]