CONFIRA
Voos suspensos pela ANAC e falência decretada: O fim de companhia aérea tão popular quanto a GOL no Brasil
30/06/2024 às 21h48
Vale dizer que, manter um negócio não é uma tarefa nada simples. Isso porque uma série de situações podem levar o empreendimento ao fundo do poço. Dessa vez, por exemplo, vamos falar de uma companhia aérea, tão popular quanto a GOL, que teve seus voos suspensos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e posteriormente a sua falência decretada. A seguir, confira todos os detalhes sobre esse assunto que mexeu com o Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Bom, simplesmente uma das companhias aéreas mais queridas do Brasil, teve sua falência oficializada em 2020. A Avianca Brasil realizou seu último voo em 24 de maio de 2019, quando a ANAC suspendeu as operações e todos os voos da gigante. Ela ainda tentou se reerguer através do pedido de recuperação judicial, feito em 11 dezembro de 2018, no entanto, não conseguiu comprovar as condições de manter suas atividades, acabando por ter seu fim decretado um tempo depois.
Vale destacar que, segundo as informações da ‘Wikipédia’, os problemas da empresa rival da GOL, eram desde 2010, quando eles deixaram de ser Oceanir, para passar a se chamar Avianca Brasil. Nessa época, 13 aviões da companhia haviam sido pedidos de volta pelos seus donos. A maioria das companhias aluga seus aviões e essa estava devendo pagamentos para seus locadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em dezembro de 2018, a frota da Avianca tinha 53 aviões registrados para voar, mas fechou o ano com apenas 47 unidades. Já no primeiro semestre de 2019, a empresa então perdeu quase todas suas aeronaves restantes e assim, acabou tendo suas operações encerradas pela justiça. Dessa forma, a Latam e a Azul fizeram propostas para comprar parte das operações da Avianca.
A Avianca anunciou o fechamento de praticamente todas as bases em operação no Brasil. Vale dizer que, no início de abril de 2019, os credores aprovaram o plano de recuperação judicial da empresa. O leilão dos ativos da companhia ocorreu em 10 de julho, já que a empresa não conseguiu se reerguer no período posto pela ANAC, em maio. Sendo assim, no dia 6 de julho de 2020 a Avianca Brasil entrou com pedido de falência na Justiça. E no dia 14 de julho de 2020, a justiça decretou falência da Avianca Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?
Segundo informações do portal Vem Pra Dome, ambos os institutos procuram a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento. No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa.
Por outro lado, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas. A ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa consiga pagar as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio, considerado irrecuperável.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Alerta aos aposentados: INSS acaba de convocar 1 milhão de beneficiários e confirma pagamento extra de Natal
● Atenção, motoristas: Isenção TOTAL na renovação da CNH é garantida para quem já passou dos 60
● Calote de R$25M e falência: Supermercado tão popular quanto Atacadão tem ADEUS decretado
Autor(a):
Larissa Caixeta
Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.