ADEUS

Escândalo no Jornal Nacional e sinal desligado às pressas: O fim de emissora de TV após peitar Globo ao vivo

14/07/2024 às 20h00

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Essa emissora que peitou a TV Globo, acabou tendo o sinal desligado e escândalo do JN (Foto: Divulgação)

Uma grandiosa emissora de TV, que fez história no Brasil e chegou a peitar a poderosa Rede Globo, teve o seu fim escancarado e ainda um escândalo televisionado no Jornal Nacional

Hoje no território nacional há grandes emissoras como Globo, Record, Band, dentre outras que levam alegria e muito conteúdo aos brasileiros diariamente. E assim como grandes empresas surgiram, muitas outras deixaram de existir.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E esse é o caso da emissora que vamos falar hoje. Em seus anos de glória ela batia de frente com a Globo, que tem hoje a maior audiência do país. Ela saiu de cena tendo até um escândalo sendo exibido no grandioso Jornal Nacional.

Trata-se da 3 Antena, que foi uma emissora de televisão brasileira sediada no Rio de Janeiro, e operava no canal 8 VHF. Ela é conhecida por fazer parte do grande movimento que incentivou a operação de diversas estações de televisão clandestinas entre o final dos anos 80 e o início dos anos 90 nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do Jornal do Brasil, a 3 Antena entrou no ar em 5 de junho de 1990, operando no canal 8, a partir de equipamentos instalados na Zona Sul do Rio. De 10 a 14 de julho do mesmo ano, a 3 Antena operou diariamente, durante duas horas. No primeiro dia, um grupo de pessoas que assistia à transmissão em um televisor instalado em um bar localizado no bairro do Flamengo foi conduzido pela Polícia Federal para depor.

Por não ser uma emissora oficial, e sim uma transmissão pirata, ela ficava invadindo sinais de outras emissoras para mostrar sua programação. Por ser ilegal, a emissora não durou muito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INTERVENÇÃO DO JORNAL NACIONAL

Antes da 3 Antena entrar no ar, a TVento Levou (que tem relação com a 3 Antena, por ser do mesmo grupo), que operou no canal 3 VHF, foi responsável por protagonizar um escândalo. Acontece que em 1° de novembro de 1986, ela inseriu uma interferência no áudio da TV Globo Rio de Janeiro durante a exibição do Jornal Nacional que anunciava uma “situação de emergência” e pedia para os telespectadores sintonizarem o canal 3, onde transmitiu um protesto contra o “monopólio” da emissora. Quem divulgou essa informação também foi o Jornal do Brasil, no dia 1° de novembro de 1986.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

FIM DA EMISSORA

Conforme informações do Jornal do Brasil, no dia 29 de agosto de 1990, a 3 Antena transmitiu um programa que parodiava as propagandas eleitorais dos candidatos a deputado do Rio de Janeiro, além de fazer entrevistas com a população a respeito do assunto. E esta foi a última transmissão registrada da 3 Antena.

INFORMAÇÕES GERAIS

Todas as informações divulgadas aqui são do Jornal do Brasil, em sua versão imprensa. O site Memória BN, que pertence ao Governo Federal, é o responsável por guardar de forma digitalizada a versão imprensa desses arquivos e disponibilizar a toda população.

O Jornal do Brasil não divulgou mais informações a respeito de que fim de fato levou a 3 Antena, apenas que sua última exibição foi em 1990.

QUAL A MAIOR EMISSORA DO MUNDO?

A maior emissora do mundo é a ABC, que é a sigla do grupo American Broadcasting Company. Além de brilhar com o público de TV, brilha também no mercado internacional com a produção audiovisual. As informações são do site Natelinha.

3 antenas
Jornal Nacional
Tv Globo

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.