Desligamento de sinal após 30 anos: O fim de emissora de TV aberta tão grande quanto a Globo no Brasil

Fim de emissora de TV aberta tão grande quanto a Globo (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

Fim de emissora de TV aberta tão grande quanto a Globo (Foto: Reprodução, Montagem - TV Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Grande emissora de TV Aberta, que batia de frente com a Rede Globo, teve seu fim decretado de forma inesperada

O desligamento abrupto do sinal da emissora de TV após três décadas marcou o fim de uma era tão significativa quanto a da Rede Globo no cenário televisivo brasileiro. Com uma trajetória que se entrelaçou com milhões de lares ao longo dos anos, a decisão deixou telespectadores atônitos e gerou um impacto profundo na indústria da comunicação.

A emissora, conhecida por sua programação diversificada e cobertura abrangente de eventos nacionais e internacionais, encerrou suas transmissões sem aviso prévio, levantando questões sobre o futuro do broadcast tradicional frente ao avanço das plataformas digitais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim da emissora de TV aberta amada pelos brasileiros (Reprodução: Montagem TV Foco)

A Rede Tupi, pioneira da televisão na América Latina, marcou época com programas inovadores, novelas inesquecíveis e grandes nomes da teledramaturgia. Sua trajetória, iniciada em 1950, foi marcada por altos e baixos, culminando em sua falência em 1980.

Em 18 de setembro de 1950, a TV Tupi de São Paulo entrava no ar, tornando-se a primeira emissora de televisão no Brasil e na América Latina. Fundada por Assis Chateaubriand, a Tupi rapidamente se expandiu, abrindo filiais em outras cidades brasileiras.

A Rede Tupi foi uma importante emissora brasileira (Foto: Divulgação)

A década de 60 foi o auge da emissora, que conquistou grande sucesso de audiência com programas como “Alô Alô Brasil”, “O Céu Azul”, “Grande Teatro Tupi”, “Terça-Feira em Cinema” e “Sítio do Picapau Amarelo”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Novelas como “Simplesmente Maria”, “Mulheres de Areia”, “Beto Rockfeller”, “A Moreninha” e “Nino, o Guerreiro” consagraram grandes nomes da teledramaturgia brasileira, como Walter Foster, Jânio de Castro, Bibi Ferreira, Eva Wilma, Fernanda Montenegro, Sérgio Cardoso, Tarcísio Meira, Glória Menezes, Paulo Autran, José Wilker, Renato Aragão, Luís Gustavo,Elke Maravilha, Elis Regina, Milton Nascimento, Caetano Veloso e Chico Buarque.

Declínio e Falência

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A partir da década de 70, a Tupi começou a enfrentar dificuldades financeiras e de gestão, agravadas pela crescente concorrência da Rede Globo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da Globo, a Rede Tupi era líder de audiência no Brasil (Foto: Divulgação)

A crise se intensificou na década de 80, com greves, cortes de pessoal e perda de audiência.Em 1980, após 30 anos de história, a Rede Tupi era cassada pelo Governo Federal e saía do ar.

Após o encerramento da Rede Tupi, o governo federal transferiu seus ativos para empresários através de um processo de concorrência iniciado em 23 de julho de 1980. Participaram dessa disputa o Grupo Abril (futuro operador da MTV Brasil), o Grupo Silvio Santos (SBT), o Grupo Bloch (Rede Manchete) e outras empresas menores. 

Globo é dona do Multishow? 

Sim, a Globo é dona do Multishow. O canal faz parte do Grupo Globo, um dos maiores conglomerados de mídia da América Latina.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile