ADEUS
Falência, novelas interrompidas e demissão em massa: O fim de emissora de TV, rival da Globo, após 42 anos
20/04/2024 às 11h37
Emissora, rival da Globo, teve a falência decretada
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que a TV segue sendo uma verdadeira fonte de entretenimento. Atualmente, existem inúmeras emissoras que bomba no passado, mas no meio do processo, algumas ficaram pelo caminho. Tanto que nessa matéria falaremos a respeito da falência de um canal, que era rival da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, estamos falando sobre o fim da TV Tupi. O canal foi extinto em 18 de julho de 1980. Segundo o UOL, a emissora de televisão, que foi a primeira do país e também da América do Sul, foi impedida de renovar suas concessões após problemas administrativos e financeiros, e teve seu sinal encerrado sob protestos.
A crise da emissora rival da Globo, no entanto, começou anos antes do seu fechamento. No decorrer da década de 1970, apesar de manter o segundo lugar em audiência e faturamento, as adversidades começaram a se agravar com o enfrentamento de greves, processos trabalhistas, demissões e dívidas. A situação foi ficando insustentável.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de muitos funcionários terem ficado sem receber salários, alguns deles propuseram continuar tocando a emissora. Na época, João Figueiredo, último mandatário da Ditadura Militar no Brasil, não aceitou a proposta e assinou o decreto que colocava um fim no canal. Uma vigília chegou a ser feita na tentativa de salvar o canal.
Ainda assim, em transmissão ao vivo realizada por cerca de 18 horas, na TV Tupi do Rio de Janeiro, e comandada pelo locutor e apresentador Jorge Perlingeiro, alguns funcionários, artistas e telespectadores se esforçaram na vigília visando evitar o fim do canal. Os esforços e as cenas dramáticas não deram muito certo e o desfecho não foi evitado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Respeite nossas lágrimas, respeite nossos filhos, respeite nosso trabalho, respeite a todos nós. Não tire nossa estação do ar. Pelo amor que o senhor tem a sua mãe, senhor presidente [Figueredo]. Não deixe tirar nossa estação do ar. Respeite as nossas lágrimas, nós estamos chorando para trabalhar, nós queremos trabalhar”, disse um dos trabalhadores.
Como foi o encerramento da TV Tupi?
Dessa forma, em 18 de julho de 1980, engenheiros do Departamento Nacional de Telecomunicações, acompanhados por agentes da Polícia Federal, foram até a sede da TV Tupi, no 10º andar de um prédio na avenida Professor Alfonso Bovero, em São Paulo, e lacraram os transmissores. O mesmo ocorreu nas afiliadas do canal rival da Globo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora e adeus: Varejista popular que nem a Magalu tem 120 lojas fechadas após 45 anos
● Lacrada pela polícia, falência e dívidas: Fim de emissora tão grande quanto a Globo devasta o Brasil após 30 anos
● Atropelada pela Netflix e jogada no limbo: Falência de 2 grandes empresas tira chão de consumidores
Autor(a):
Kelly Araújo
Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]