Hospital gigante teve triste fim após interdição urgente da Vigilância Sanitária
Um hospital gigante encerrou suas atividades de forma oficial em 2028 em Sorocaba (SP), marcando o fim de uma era.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os últimos quatro pacientes que estavam internados na unidade foram transferidos para residências terapêuticas em Salto (SP).
O estabelecimento em questão é o Hospital Vera Cruz, segundo Fernanda Biúdes, coordenadora do Saúde Mental, os pacientes foram direcionados às residências terapêuticas em Salto devido ao fato de ser a cidade de origem deles e onde residem seus familiares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com o encerramento das atividades do Hospital Vera Cruz, Sorocaba – que já foi o epicentro do maior polo manicomial do Brasil, com 2,7 mil pacientes – fechou definitivamente todas as suas unidades psiquiátricas.
“O Termo de Ajuste de Conduta [TAC] foi assinado em novembro de 2012 em Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade. Sorocaba é o primeiro município a cumprir esse TAC. Era para ter sido encerrado em 2016”, esclareceu a coordenadora na época ao G1.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que em 2012 o Hospital Vera Cruz se envolveu em uma polêmica, após uma inspeção realizada por vários órgãos da União, do estado de São Paulo e do município de Sorocaba. A inspeção tinha como foco identificar possíveis irregularidades e graves violações de direitos fundamentais dos pacientes internados.
QUAL HOSPITAL DE SÃO PAULO RENASCEU DAS CINZAS?
Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que abrir um negócio não é fácil. Acontece que uma série de situação pode levar ao fim de um grande empreendimento. Nesse sentido, falaremos de um hospital gigantesco de SP que ficou à beira da falência, mas conseguiu ter uma reviravolta triunfal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando a respeito da Santa Casa de Fernandópolis. De acordo com informações divulgadas pelo portal Valor Econômico, o hospital enfrentou inúmeros desafios, chegando próximo ao encerramento de suas atividades, colocando em risco a assistência a uma população regional de quase 120 mil habitantes. Para saber mais, leia a matéria completa aqui!