O QUE ROLOU?!

Terror de falência e calote: O fechamento de unidades de rival da Casas Bahia e funcionários sem receber

01/07/2024 às 6h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Rival da Casas Bahia encerrou uma série de unidades após entrar em recuperação judicial e enfrentar terror de falência (Foto: Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva/Casas Bahia)

Uma grande loja de rival da Casas Bahia teve suas portas fechadas deixando funcionários completamente na mão e sem pagamentos

Ainda no dia 31 de maio de 2023, uma famosa loja do segmento de eletrodomésticos, rival da Casas Bahia executou o fechamento de algumas unidades, da noite para o dia.

Esse fato acabou deixando clientes e principalmente os funcionários completamente surpresos e chocados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da Eletrosom, uma grande rede de eletrodoméstico da região de Minas Gerais, fundada ainda na década de 80.

Uma das unidades que sofreu o encerramento, ficava localizada na cidade mineira de Paracatu, cuja qual teve o seu fim anunciado no dia 31 de maio daquele ano.

Continua após o Veja Também

Veja também

De acordo com o portal Seu Crédito Digital, esse foi só mais um episódio de fechamentos que a rede andou executando em todo o território em que opera.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outros encerramentos ocorreram na cidade vizinha de João Pinheiro e outras cidades vizinhas, conforme iremos detalhar ao longo desse texto.

Terror de falência e afundada em dívidas

Tais fechamentos de lojas foram apontados como consequências geradas após a entrada da Eletrosom em uma da recuperação judicial, cuja qual ela enfrentava desde o ano de 2015.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com o portal Catalão, em meio a esse terror de falência, a Eletrosom ainda possuía 184 lojas e suas dívidas estimadas se encontrava em valores superiores a R$ 200 milhões.

Tal informação foi baseada em cálculos de uma fonte do setor eletroeletrônico, cuja qual possuía créditos a receber da rede varejista mineira, conforme divulgado pelo mesmo site.

De acordo com o documento, a empresa alegou por nota que atravessava dificuldades financeiras em razão da “Elevada taxa de juros do mercado, aumento de índices inflacionários, quadro recessivo com crise sistêmica e parceira empresarial desastrosa do Espírito Santo”.

Surpresas e incertezas

Ainda de acordo com o portal, os funcionários alegaram que não haviam recebido nenhum aviso prévio sobre o fechamento.

Inclusive, segundo os mesmos, a empresa estava até incentivando a permanência dos trabalhadores mesmo diante da crise.

O que causou ainda mais revolta e indignação desses colaboradores é que a loja foi fechada sem a Eletrosom acertar o pagamento dos salários e direitos trabalhistas.

Conforme os relatos dos mesmos, alguns trabalhadores estavam a 60 dias (2 meses) sem receber o devido pagamento.

Inclusive, antes de fechar, a empresa já havia feito um acordo para acertar os salários em 15 prestações, mas como mencionamos (até aquele momento) não havia sido cumprido.

Com isso, os funcionários ficaram na mais total incerteza e sem nenhuma garantia se receberiam ou não, conforme o vídeo abaixo:

Outros fechamentos …

Como mencionamos acima, além da loja de Paracatu, outras lojas da rede de eletrodomésticos Eletrosom, localizadas em Minas e demais regiões, também foram fechadas.

Em todos esses casos, existe uma coisa em comum, os funcionários receberam o aviso na véspera do fechamento.

Por exemplo, quem trabalhava na unidade de Vazante recebeu a informação no dia 30 que a loja iria encerrar as atividades no dia 31.

Algo parecido também aconteceu com a Eletrosom que ficava na cidade de Patrocínio.

Demais regiões …

Conforme informado pelo SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), em julho de 2023, a rede de lojas Eletrosom fechou três unidades em Campo Grande e outras no interior de Mato Grosso do Sul sem nenhum anúncio prévio.

Estima-se que empresa empregava em torno de 200 funcionários, só na Capital e muitos alegaram também a falta do pagamento.

No dia 7 de julho de 2023, os funcionários e trabalhadores se depararam com um único comunicado da empresa informando:

“Informamos a todos que estamos encerrando nossas atividades nesta cidade. Agradecemos pela parceria e confiança durante todos esses anos.

Carnês de compras poderão ser pagos através de casas lotéricas ou rede bancária. Dúvidas e reclamações, gentileza entrar em contato nos telefones:

Refrente a vício de produto 08002852112. Refrente a Boleto 08002831121 ou pelo whastsapp (63)984544341. Segunda à Sexta de 8h às 18h, aos sábados das 8h às 12h”.

Comunicado de encerramento de unidade da Eletrosom (Foto Reprodução/ SECCG)
Comunicado de encerramento de unidade da Eletrosom (Foto Reprodução/ SECCG)

Segundo o Sindicato, a empresa comunicou que sua assessoria jurídica irá até à entidade no dia 12 de julho de 2023 para chegar a um acordo com os trabalhadores.

De acordo com o portal MidiMax, ao tentar entrar em contato com a empresa, tanto por telefone quanto por email, os mesmos não obtiveram nenhum retorno.

Já o portal Rio Pardo News apurou que em Ribas do Rio Pardo, pelo menos sete colaboradores foram demitidos sem aviso prévio.

Em Água Clara, Três Lagoas e Costa Rica também houve o mesmo procedimento como em 5 lojas do interior de São Paulo.

Vale destacar que a loja Eletrosom de Ribas do Rio Pardo completaria dois anos de sua inauguração naquele mês.

Segundo colaboradores, a empresa apenas disse que ocorreria um saldão e, posteriormente, emitiu o comunicado transcrito acima.

Qual a situação da Eletrosom atualmente?

Segundo o que foi apurado pelo TV Foco, a rede de eletrodomésticos continua em processo de recuperação judicial, porém ativa, principalmente pelas redes sociais.

Entretanto, em seu perfil do Instagram deu para constatar que os comentários foram desativados, apesar das publicações com ofertas ainda serem compartilhadas diariamente.

Fora isso, o site oficial aponta apenas poucos endereços das unidades ainda existentes, porém estão ativos em todo o país pelo e-commerce.

As cidades em que a Eletrosom ainda opera, de acordo com o seu próprio site são:

  • Abadia dos Dourados/MG
  • Buritizeiro/MG
  • Capelinha/MG
  • Coromandel/MG
  • Indianópolis/MG
  • Iraí de Minas/MG
  • Monte Alegre de Minas/MG
  • Monte Carmelo/MG
  • Patos de Minas/MG
  • Santa Juliana/MG
  • Três Marias/MG

Vale destacar que ainda não foram encontradas manifestações da Eletrosom sobre o ocorrido, porém o espaço permanece aberto para que ela possa expor a sua versão dos fatos.

Importância da Eletrosom:

A história da Eletrosom iniciou-se pelo fundador Natal Acir, em Monte Carmelo, no interior de Minas Gerais, no ano de 1980.

Considerada como uma das 15 maiores redes de varejo do Brasil, ela oferece milhares de produtos para os seus clientes.

Com mais de 40 anos de história, a Eletrosom ganhou destaque como uma das marcas mais sólidas e tradicionais do mercado.

🚨 Globo age para Eliana não dar VEXAME + Datena dá adeus na Band + Arthur DETONA atual de Maíra Cardi   

Eletrosom
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.