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Falência e venda pra rival: O fim de gigante alimentícia após 57 anos nas prateleiras do Carrefour e do Assaí

21/03/2024 às 8h18

Por: Lennita Lee
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Famosa marca de produtos alimentícios, encontrados no Assaí e Carrefour, acabou tendo fim após falência devastadora (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Assaí/Carrefour/Freepik)

Grande empresa alimentícia, presente nas prateleiras do Carrefour e Assaí, acabou falindo após 57 anos de existência

Se você faz suas compras de supermercado já deve ter reparado na marca de um famoso molho de tomate com um icônico elefante estampado nas latas, não é mesmo?

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Pois é, apesar do elefante ainda existir, ele pertencia a uma grande e tradicional empresa alimentícia que, assim como esse produto, possuía muitos outros famosinhos que eram vendidos nas prateleiras do Carrefour, Assaí e mais .

Infelizmente a extinção da marca ocorreu após 57 anos de existência culminada por uma falência devastadora que apesar de chocante muitos brasileiros desconhecem essa história cheia de tradição e reviravoltas …

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Tradição

Estamos falando da CICA, considerada uma das mais importantes indústrias alimentícias do Brasil, fundada por Alberto Bonfiglioli. Vindo da Bolonha, em 1941, ao lado dos irmãos Salvatore e Antonino Messina e das famílias Guerrazzi e Guzzo.

Todos eles eram imigrantes italianos e fizeram história em nosso país.

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Obviamente que o primeiro produto da marca foi o famoso extrato de tomate, decisão natural, até mesmo pelas origens italianas dos fundadores.

O produto trazia em sua lata um elefante real estampado e embora a origem dessa escolha não esteja bem documentada, existem algumas teorias.

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De acordo com o portal Italianismo, uma das possibilidades é o fato de Rodolfo “Rudi” Bonfiglioli, filho de Alberto, ter sido notório caçador de elefantes.

Outra teoria, mais simpática, é que a escolha do personagem símbolo tenha se dado em homenagem à terra natal da família Massina. É que na praça principal de Catânia, cidade portuária da Sicília, fica a famosa Fontana dell’Elefante.

Mas não pense que foi fácil para a CICA se estabelecer no mercado de derivados de tomate, ainda mais diante da concorrência da Fábrica Peixe, que na época dominava o comércio desse tipo de produto.

Propaganda é a alma do negócio

No início da década de 40, as propagandas do extrato de tomate Elefante mencionavam o “duplo concentrado de tomate”, expressão que constava também na lata.

Em agosto de 1943, o produto e os dizeres da lata foram alterados para “triplo concentrado”, com o lembrete publicitário “É melhor e rende mais”.

No fim da década de 50, surgiu o jingle da tarantela napolitana, reforçando e explicando essa característica do processo.

A letra da música dizia “O Extrato de Tomate Elefante/é puro, é triplo concentrado/a CICA só trabalha com tomate selecionado”.

Nos anos seguintes, o forte apelo das propagandas e, é claro, a qualidade do produto, deram muito prestígio para a CICA e o extrato do Elefante deu um verdadeiro “Boom” e se tornou sucesso em todos os lares.

Em uma propaganda de 64, o elefante animado selecionava tomates em uma esteira, dizendo “você sim, você não”, para reforçar o cuidado na produção, o que marcou muitos consumidores na época.

Nascimento do Jotalhão:

A partir daquele momento, o elefante que se chamava Jotalhão se tornou o novo garoto-propaganda do extrato de tomate.

Mas foi em 1979 que o famoso elefantinho tomou mais força ao virar um querido personagem do famoso cartunista, Maurício de Souza,  como parte de um processo de modernização do design e da estratégia de comunicação da marca Elefante.

O simpático Jotalhão substituiu na lata do produto o desenho realista de um elefante, animal que, aliás, integrou por um bom tempo o logotipo da CICA.

Mais tarde, Jotalhão partiu para carreira solo e ganhou a assinatura “O elefante mais amado do Brasil” (o que de fato é até hoje)

Apesar do molho ser o carro chefe, a CICA não vivia apenas do extrato de tomate Elefante.

Na década de 70, a empresa também produzia marmeladas e goiabadas em sua filial localizada na cidade de Delfim Moreira, no Sul de Minas Gerais.

A empresa também fabricava vinagres, maioneses, molhos de pimenta e outros produtos alimentícios, que também se tornaram referência ano após ano.

Tanto o extrato de tomate quanto os outros produtos seguiram fazendo grande sucesso na década de 80, quando a empresa lançou novas embalagens, como os copos icônicos de vidro com a tradicional tampa vermelha do extrato Elefante.

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Falência e passada de “mão em mão”

Apesar de muito lucrativa, tendo fábricas em diversos lugares e até uma filial na Argentina, quando o Banco Auxiliar, também de propriedade da família Bonfiglioli, faliu em 1985, a CICA acabou entrando em concordata preventiva.

E acabou sendo vendida, dois anos depois, para o Grupo Ferruzzi.

De acordo com informações da Wikipédia, em 1991  a Ferruzzi também vendeu seus ativos para a Cragnotti & Partners, que por sua vez revendeu a CICA para Gessy Lever (atual Unilever) em 1993, quando foi distribuída em diversos países.

Pouco depois, em 1996, a marca decidiu acrescentar mais ingredientes (temperos) ao famoso extrato de tomate, que manteve a mesma fórmula por 55 anos.

A fábrica original de Jundiaí foi fechada no ano de 1998 e hoje parte da antiga fábrica é uma loja de materiais de construção.

No ano de 2003 o extrato de tomate passou a fazer parte da linha de produtos da Knorr, então recém-adquirida pela Unilever. Com isso, surgia a marca Knorr Elefante.

A marca CICA foi extinta de vez naquele ano, no entanto, ainda era possível encontrar Polpa de Tomate Pomodoro com a marca CICA nos mercados.

Cartada final:

No ano de 2010, a empresa norte-americana Cargill comprou a divisão de atomatados da Unilever no Brasil, incluindo a marca Elefante.

Em 2012, após 13 anos ausente, o elefante Jotalhão voltou à mídia como garoto-propaganda da marca.

Como dissemos no inicio desse texto, apesar do fim da CICA, tanto o extrato de tomate e seu garoto-propaganda, mais querido ainda, sobreviveram e seguem por meio de outras empresas fazendo a alegria de muitos pratos no Brasil afora …

Qual é a marca de molho de tomate mais vendida hoje no Brasil?

De acordo com um levantamento feito nos principais sites de pesquisa, apesar da tradição da marca citada acima, hoje em dia outra marca de molho de tomate tem ganhado o coração dos brasileiros.

Estamos falando da Heinz, já conhecida por seus deliciosos ketchup. Sua linha de molhos de tomate, produzida com tomates selecionados e com gostinho de molho de tomate caseiro, tem muitas variantes.

De acordo com o portal Já Provei, a  versão tradicional da Heinz é feita com: tomate, cebola, açúcar, amido, sal, óleo, salsa, alho, extrato de levedura, manjericão, orégano, tomilho e sálvia.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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