EITA

Dívida e falência decretada pela justiça: O triste fim de montadora após não suportar concorrência com a Fiat

Aniquilada pelas rivais O fim de montadora tradicional no Brasil (Foto: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Montadora gigante decretou falência

Abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis do mundo. Isso porque uma série de complicações podem levar ao fim de uma grande empresa. Dessa vez, por exemplo, falaremos a respeito da falência de uma montadora tradicional.

A empresa chegou ao fim após uma dívida bilionária. Estamos falando a respeito da fabricante de veículos do Brasil, a Gurgel. A marca nasceu em 1º de setembro de 1969 pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na década de 1980, ele desenvolveu e produziu algumas unidades do furgão Itaipu E-400, o primeiro carro elétrico produzido no Brasil. As informações, vale dizer, são do portal AutoMais TV. Eles ficaram conhecidos por outros motivos.

A marca ainda construiu carros em fibra de vidro e com o lançamento do BR800 em 1988, a Gurgel tinha um compacto interessante para os grandes centros. Na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0.

Isso acabou gerando um problema para a montadora, fez com que os veículos da Gurgel concorressem com modelos nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet. A marca não conseguiu bater de frente com os importados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1993, que a Gurgel Motors tentou um acordo com o governador do estado do Ceará, na época, Ciro Gomes, para salvar a empresa. Mas, foi em vão, e sem apoio do governo, a montadora pediu concordata em junho daquele mesmo ano.

No ano de 1994, a empresa tentou se salvar novamente quando pediu ao Governo Federal um financiamento no valor de 20 milhões de dólares, mas este foi negado, sendo assim, a fábrica foi declarada falida ainda naquele ano.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gurgel, montadora brasileira, lançou o primeiro carro elétrico da América Latina (Foto: Internet)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual é a maior montadora de carros?

Apesar das dificuldades produtivas enfrentadas e dos gargalos persistentes da crise de abastecimento, a Toyota conseguiu seguir firme e manter a posição de maior montadora de automóveis do mundo no ano de 2022.

O fato é que, a Toyota é a marca mais valiosa do mundo, com um valor estimado de nada menos que US$ 44,7 bilhões, de acordo com dados expostos em há alguns anos.

Toyota (Foto: Reprodução Internet)

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile