DO CÉU AO INFERNO
Encerramento de produções e falência: O fim de montadora de carros, que explodiu no Brasil, após sucumbir à crise
03/10/2023 às 23h39
Empresa foi responsável pelo lançamento de carros luxuosos no país, mas não resistiu às dificuldades financeiras
Uma grande montadora esteve em atividades por quase três décadas no Brasil. Na época, a proposta era produzir modelos de carros famosos mundialmente para o país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De fato, a ideia deu certo. Entre 1966 e 1995, a marca fez um enorme sucesso, principalmente, entre o público de alto poder aquisitivo, lançando um automóvel potente que chegou a ser exportado para a Europa e Estados Unidos.
Revolucionária, a Envemo teve um grande auge, mas infelizmente, sucumbiu à crise e se viu obrigada a declarar falência, depois de longos anos de triunfo. O Super 90 foi um clone do Porsche e já veio com formula pronta de venda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Maxicar, depois disso, a montadora passou a fazer altos investimentos em outros veículos e começou a dar passos arriscados no país. Apesar de oferecer qualidade, os preços acima do padrão fizeram com que a multinacional começasse a perder clientes.
Imediatamente, as concorrentes, que estavam preocupadas com o crescimento da Envemo, começaram a trabalhar em cima do público que a estava abandonando. Foi, então, que surgiu uma crise irreversível. A companhia chegou a mudar o local de sua fábrica, mas não adiantou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo com a mudança de São Paulo para Manaus, onde o custo era mais baixo, os lucros da empresa já não estavam suprindo os prejuízos. Antes da virada para os anos 2000, eles decretaram falência e sumiram do mercado, dando total espaço às montadoras rivais.
O que aconteceu com a Envemo?
Lembrada por revolucionar o mercado automobilístico no século passado, a marca, responsável por lançar a “cópia” do Porsche no Brasil, enfrentou problemas financeiros e não resistiu à crise. Em 1995, a companhia teve falência decretada.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
● R$30,4 BI e +4 alertas a motoristas: Tarcísio crava 3 viradas no IPVA em São Paulo para 2025
● Toyota sem chão: Honda arma fusão com rival nº1 para aniquilar concorrentes e paralisa mundo das montadoras
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]