Grande montadora que poderia ser a grande substituta da Ford no Brasil teve que encerrar produções de seus modelos e conheceu seu fim antes da hora no mercado nacional
A Ford deixou o Brasil em 2021, após encontrar muitas dificuldades para continuar atuando no mercado nacional. Por conta disso, a empresa optou por apenas vender por aqui e não vai fabricar. Mas, ainda há outras montadoras brilhando no cenário nacional.
Mas, o nosso foco é comentar sobre uma gigante que deveria ser a grande substituta da Ford no Brasil, mas, saiu de cena antes do esperado e deixou saudades. O encerramento de suas produções foi triste e hoje a gigante é apenas uma memória.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Matra Veículos, que foi uma empresa brasileira fabricante de veículos utilitários, sediada no município de Ibaiti, no Paraná. A montadora foi fundada em 2001 pelo empresário e fazendeiro paulista Nivaldo Rubens Trama.
A ideia da gigante era ofertar um veículo utilitário simples, mas robusto, para as atividades do campo, cobrindo a lacuna deixada pelas picapes F-75 da Willys/Ford. Assim, a tendência é que ela fosse uma substituta natural da Ford, mas, infelizmente, os planos não deram certo.
Conforme informações do site Gazeta do Povo, Trama investiu US$ 1,2 milhão na compra de um pavilhão de 5 mil metros quadrados e de equipamentos para produzir até 100 unidades por mês. Apesar do alto investimento e principalmente foco em conquistar o mercado, não deu certo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que a pick-up da Matra foi um fracasso comercial, devido à alta concorrência do seu segmento. Dessa maneira, em 3 anos, foram vendidas apenas 116 unidades, sendo parte delas exportadas para países da América Latina. Com isso, no final de 2004 a produção foi interrompida e em agosto de 2005, foi suspensa definitivamente e a empresa encerrou as atividades. O maquinário foi vendido para um grupo amazonense, transferindo a linha para Manaus. E assim acabou o sonho.
QUANDO A FORD CHEGOU AO BRASIL?
A Ford chegou ao Brasil em 24 de abril de 1919 e após quase 100 anos de história no mercado nacional, nos abandonou oficialmente em 2021. Ainda é possível comprar os modelos, afinal, a empresa deixou pontos de vendas por aqui.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Internação e risco grave: Ana Paula Araújo para BDBR com alerta máximo da ANVISA sobre remédio nº1 do Brasil
● Cancelamento do direito das férias: Lei trabalhista em vigor traz 4 alertas que dão fim ao descanso de CLTs
● Até R$ 2.134 em 2025: Reajuste no salário mínimo chega a milhões de trabalhadores CLTs
Vale destacar que no Brasil ainda há grandes montadores, como Toyota, Fiat, Volkswagen, Renault e recém-chegada Byd, que promete ser nos próximos anos uma das maiores concorrentes do mercado de elétricos. Ela já está vendendo bem agora em 2024, e a tendência é só subir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE