BOMBA

Encerramento de produções: O fim de moto AMADA da YAMAHA, arrancada de montadoras após décadas no Brasil

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Yamaha tomou grande decisão de colocar fim em moto (Foto: Reprodução/ Internet)

O fim de moto amada

Não precisa ser um grande especialista no assunto para chegar a conclusão que as motos se tornaram um dos transportes mais queridinhos do mundo inteiro. No Brasil, por exemplo, algumas montadoras se tornaram populares, nisso podemos citar a Yamaha e até mesmo a Honda.

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A exemplo do que acontece com os carros, as motos também precisam de renovação em seu catálogo. Dessa vez, citaremos o fim de um dos veículos mais badalados de uma famosa marca. Estamos falando sobre a extinção da Yamaha TMax.

As informações são do portal Motonline. Há alguns anos, a Yamaha TMax chegou ao Brasil custando a “bagatela” de R$ 42.500. Na época, o valor representava quase 60 salários mínimos.

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Yamaha TMax foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)

Apesar do preço nas alturas, a moto era uma referência em conforto e desempenho, com seu motor de dois cilindros em linha e 530cc. Contudo, os consumidores ficaram indispostos a pagar tanto por uma scooter. Em seus 4 anos no mercado nacional vendeu menos de 400 unidades. 

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Yamaha TMax foi extinta (Foto: Reprodução/ Internet)

Qual motor dura mais Honda ou Yamaha?

Uma das características distintivas dos motores Yamaha é o uso de revestimento cerâmico na camisa do pistão. Essa escolha de material tem sido reconhecida por contribuir para motores mais potentes e duráveis. A principal razão por trás disso está na capacidade do revestimento cerâmico de diminuir o coeficiente de dilatação térmica.

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O coeficiente de dilatação térmica é uma medida que descreve o quanto um material se expande ou contrai em resposta a mudanças de temperatura. Em motores de combustão interna, como os usados em motocicletas, as temperaturas podem variar significativamente devido ao calor gerado durante o funcionamento.

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Ao utilizar revestimento cerâmico na camisa do pistão, a Yamaha consegue controlar de forma mais eficaz a expansão térmica dessa parte crítica do motor. Isso resulta em uma série de benefícios, incluindo:

  1. Maior Eficiência Térmica: Com a redução da expansão térmica, a eficiência térmica do motor é melhorada. Isso significa que mais energia é convertida em potência útil, tornando o motor mais potente.
  2. Maior Durabilidade: O revestimento cerâmico ajuda a proteger a camisa do pistão do desgaste causado pelo atrito e pelo calor. Isso contribui para uma vida útil mais longa do motor.
  3. Menos Desgaste: A redução do desgaste significa que as peças móveis do motor, como pistões e anéis, mantêm sua integridade por mais tempo, reduzindo a necessidade de substituição frequente.
  4. Menos Folga nos Componentes Internos: O controle da expansão térmica também ajuda a manter as folgas entre as peças internas do motor dentro de limites ideais, o que é crucial para o desempenho e a durabilidade.

Por outro lado, na Honda, a utilização desse tipo de revestimento cerâmico pode não ser uma característica padrão em todos os modelos de motores.

Fonte: G1 e Uol.

Honda e Yamaha – Montagem TVFOCO

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: kelly.araujo@otvfoco.com.br

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