NOSSA!
Fechamento em massa, lojas engolidas e extinção: O fim decadente de rede de supermercados amados por idosas
15/03/2024 às 8h16

Famoso supermercado de bairro acabou tendo suas portas fechadas após ser engolido pela concorrência
Se tem um comércio que podemos dizer que seja mais que essencial é o supermercado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Seja para fazer uma comprinha de última hora ou uma compra grande do mês, algumas bandeiras desse tipo de comércio são as maiores referências na hora de escolher aonde ir.
Ainda mais quando se tratam de idosos, ainda mais as donas de casa. Isso por que quando pegam confiança em um estabelecimento, ainda mais de bairro, dificilmente esse grupo de clientes se dirigem a outro lugar para abastecer os seus lares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, um nome muito conhecido entre eles, e que fez parte da vida de muitos brasileiros , acabou tendo um fim decadente ao fechar suas portas causando um choque geral ao ser engolido pela concorrência: O Mercadorama,
Tradição
O Mercadorama foi fundado ainda na década de 50 pelo empresário José Luiz Demeterco. Sua primeira loja estava localizada na Praça Tiradentes, no centro de Curitiba.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência, intervenção do Banco Central e venda ao Bradesco: Fim de banco n°1 no RJ após 48 anos

Adeus no Shopping RioSul: O fechamento de loja em gigante do RJ por motivo escandaloso

R$665M: O fim de banco nº1 de Goiânia, GO, após ser vendido ao Itaú por fortuna
Anteriormente a esta data, o embrião da empresa foi um armazém de propriedade do pai de José Luiz, Pedro Demeterco, que no início do século XX tornou-se sócio de um armazém do setor secos & molhados.
Pouco tempo depois, Pedro comprou as cotas da sociedade e transformou-se em proprietário único deste comércio. Após o seu falecimento, em 1947, seu filho José Luiz assumiu os negócios da família e fundou a rede de supermercados, considerada a pioneira em autoatendimento no Estado do Paraná.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Supermercado é um dos comércios mais essenciais da nossa vida (Foto Reprodução/Internet)

Supermercadp Mercadorama (Foto Reprodução/Internet)

A bandeira Nacional passou substituir o Mercadorama, fazendo com que ele sumisse de vez (Foto Reprodução/Internet)
Na década de 90, sua importância era tão relevante que a Associação Paranaense de Supermercados (APRAS) listou o Mercadorama como a maior rede supermercadista do estado.
Segundo informações obtidas na Wikipédia, no fim da década de 90, a rede foi comprada pela Sonae Distribuição Brasil, o que originou uma expansão da marca à época.
Por sua vez, no fim de 2005, o Mercadorama passou a ser controlado pelo grupo Walmart, quando o mesmo engoliu as lojas da rede que, até então, estavam sendo administradas pela Sonae.
Sob nova direção
Pensando na reestruturação de suas marcas, em outubro de 2017 o grupo Walmart anunciou que transformaria a bandeira Mercadorama em Walmart Supermercados, com projeção para finalizar em 2021.
A ação visava englobar as 10 unidades existentes da rede. Duas dessas filiais foram convertidas para a nova bandeira, sendo elas situadas nos bairros Jardim das Américas e Juvevê, em Curitiba.
No mês de junho do ano de 2018, foi aprovada a aquisição de 80% das ações do Walmart Brasil pelo fundo norte-americano Advent International, que posteriormente transformou-se no Grupo BIG.
Com isso, as ações de reestruturação projetado pela Walmart Brasil foram suspensas e as lojas que receberam a nova bandeira (Walmart), retornaram a denominação original com a intenção de remover a marca Walmart do grupo.
Tudo isso acabou culminando no fechamento de algumas unidades. Segundo o portal Gazeta do Povo, só em em Curitiba, 6 unidades do Mercadorama foram fechadas pela empresa.
O que aconteceu de fato com as lojas do Mercadorama?
Como mencionamos até em matérias anteriores, no ano de 2021, o também extinto Grupo Big, vendeu as suas unidades ao Grupo Carrefour Brasil*. O que acabou não incluindo a bandeira Mercadorama.
(Para saber mais sobre esse assunto, clique aqui*)
No dia 30 de março daquele mesmo ano, foi cravado que a bandeira paranaense de mercados seria descontinuada, e que as lojas com o seu nome seriam renomeadas para a bandeira Nacional.
Este processo de mudança, que iniciou-se com a unidade localizada no bairro Jardim das Américas, concluído em 30 de setembro de 2021.
Com a reinauguração das lojas sob a nova bandeira Nacional, culminou na extinção total da rede Mercadorama, fazendo com que ela sumisse do mapa de vez.
Conforme apurado pelo TV Foco, o supermercado Nacional ainda está ativo. Porém, no fim de 2023 foi anunciado que em janeiro deste ano, 4 lojas da rede estavam programadas para encerrar suas atividades.
De acordo com a Agência GBC, o Carrefour informou que essa medida foi tomada para otimizar o seu portfólio e que, nesse sentido, algumas dessas lojas seriam convertidas em outras bandeiras*
(Para saber mais sobre essa reestruturação do Carrefour, clique aqui)

Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.