ADEUS
250 milhões e lojas engolidas: O fim de rede de supermercados tradicional após compra pelo Pão de Açúcar
31/03/2024 às 20h00
O Grupo Pão de Açúcar gastou milhões em compra de rede de supermercado
O Grupo Pão de Açúcar é uma das maiores redes de supermercados do Brasil e por milhões comprou uma gigantesca rival também muito conhecida. A compra assustadora pegou o mercado de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quem acompanha o mundo dos negócios, sabe que uma das estratégias de crescimento adotadas por grandes empresas é a compra de rivais que também tem força no mercado. Por mais caro que seja, é um investimento que costuma valer a pena.
E em julho de 1978, o Grupo Pão de Açúcar inovava ao comprar o famoso Peg-Pag. Naquela época era uma das redes de supermercados mais famosas do país e o seu sucesso econômico era derivado de uma estratégia inteligente de negócio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme informações do site Varejo em Dia, o Peg-Pag aproveitou a onda do “milagre econômico brasileiro”, de 1969 a 1973 para crescer. Eles investiram em propagandas que mostravam que fazer compras faria você feliz.
Através do casal Peggy e Pag, eles lançaram inúmeras propagandas expondo a magia de fazer compras. Nos principais anúncios diziam: “Nessas lojas, a Peggy e o Pag juram pelo que existe de mais sagrado, você também será mais feliz”. Com essa estratégia, eles acabaram fazendo sucesso e adquirindo muitos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os personagens eram colocados em tudo quanto é propagando e isso fez com que mais pessoas fossem atraídas para as lojas. Além disso, o Peg-Pag ainda oferecia descontos em datas especiais e isso mantinha a casa cheia.
VENDA PARA O PÃO DE AÇÚCAR
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 15 Bi na mesa e Tarcísio ciente: 3 novas linhas de metrô chegam no coração de SP pra salvar paulistas
● Tebet sem chão: Salário mínimo de R$ 1877 entra em vigor a milhares de CLTS
● Governo Federal destina R$ 30,7 BI e benefício terá AUMENTO de valor mais do que esperado em 2025
Mas, conforme informações do Varejo em Dia, em julho de 1978, o Peg-Pag foi vendido para o Grupo Pão de Açúcar por Cr$ 250 milhões de cruzeiros e teria suas características alteradas. A nova controladora adotou um modelo que menos anúncios.
No início da década de 1980, o seu capital foi fechado e, nos anos seguintes, as suas lojas originais ganharam, paulatinamente, a bandeira Pão de Açúcar. Assim, sua história chegou ao fim.
QUANTOS SUPERMERCADOS EXISTEM NO BRASIL?
Conforme dados do Sebrae, existem no país mais de 92 mil negócios atrelados a supermercados. Com uma boa estrutura de venda, é um dos setores de maiores sucessos no Brasil.
Autor(a):
Larisse Oliveira
Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]