O Grupo Pão de Açúcar gastou milhões em compra de rede de supermercado
O Grupo Pão de Açúcar é uma das maiores redes de supermercados do Brasil e por milhões comprou uma gigantesca rival também muito conhecida. A compra assustadora pegou o mercado de surpresa.
Quem acompanha o mundo dos negócios, sabe que uma das estratégias de crescimento adotadas por grandes empresas é a compra de rivais que também tem força no mercado. Por mais caro que seja, é um investimento que costuma valer a pena.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E em julho de 1978, o Grupo Pão de Açúcar inovava ao comprar o famoso Peg-Pag. Naquela época era uma das redes de supermercados mais famosas do país e o seu sucesso econômico era derivado de uma estratégia inteligente de negócio.
Conforme informações do site Varejo em Dia, o Peg-Pag aproveitou a onda do “milagre econômico brasileiro”, de 1969 a 1973 para crescer. Eles investiram em propagandas que mostravam que fazer compras faria você feliz.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Através do casal Peggy e Pag, eles lançaram inúmeras propagandas expondo a magia de fazer compras. Nos principais anúncios diziam: “Nessas lojas, a Peggy e o Pag juram pelo que existe de mais sagrado, você também será mais feliz”. Com essa estratégia, eles acabaram fazendo sucesso e adquirindo muitos clientes.
Os personagens eram colocados em tudo quanto é propagando e isso fez com que mais pessoas fossem atraídas para as lojas. Além disso, o Peg-Pag ainda oferecia descontos em datas especiais e isso mantinha a casa cheia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
VENDA PARA O PÃO DE AÇÚCAR
Mas, conforme informações do Varejo em Dia, em julho de 1978, o Peg-Pag foi vendido para o Grupo Pão de Açúcar por Cr$ 250 milhões de cruzeiros e teria suas características alteradas. A nova controladora adotou um modelo que menos anúncios.
No início da década de 1980, o seu capital foi fechado e, nos anos seguintes, as suas lojas originais ganharam, paulatinamente, a bandeira Pão de Açúcar. Assim, sua história chegou ao fim.
QUANTOS SUPERMERCADOS EXISTEM NO BRASIL?
Conforme dados do Sebrae, existem no país mais de 92 mil negócios atrelados a supermercados. Com uma boa estrutura de venda, é um dos setores de maiores sucessos no Brasil.