Tudo sobre o fim de serviço já confirmado em bancos como Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa
As notícias financeiras recentes trouxeram uma mudança significativa para muitos clientes, já que grandes bancos, incluindo o Itaú, Nubank, Bradesco e Caixa, anunciaram o fim de um serviço antes muito usado.
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As informações foram divulgadas pela CNN e dão conta de uma decisão que acabou gerando um forte impacto nas operações bancárias de muitos brasileiros.
Estamos falando do DOC (Documento de Ordem de Crédito) que foi encerrado no início deste ano de 2024.
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A data máxima de agendamento do DOC foi até 29 de fevereiro, quando o sistema foi encerrado definitivamente. Também foi encerrado no dia 29/2 o prazo para os bancos processarem os agendamentos enviados pelos clientes.
Além do DOC, foram descontinuadas também as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feitas exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.
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Segundo Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban, a extinção das duas modalidades de meio de pagamento considerou o desinteresse dos brasileiros em utilizá-los.
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao Pix, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explica o diretor.
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Por que o DOC foi encerrado?
Criado em 1985 pelo Banco Central, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e mais baratas de transferência de recursos, principalmente após o lançamento do Pix, em novembro de 2020.
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Levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central mostra que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no ano.
O DOC ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do PIX, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.