Serviço vital para postos de combustíveis é encerrado em todo o Brasil
Postos de combustíveis populares em todo o território nacional, incluindo os gigantes como Shell, Petrobras e até Ipiranga, são atingidos urgentemente pelo encerramento de serviço vital para estes estabelecimentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, durante o dia 14 de fevereiro desse ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis decretou o fim de um serviço em todos os postos de combustível.
Isso porque, em julho de 2021, a ANP permitiu que as grandes empresas utilizassem a bomba banca. Desse modo, os postos, como Shell, Petrobras e Ipiranga, possuíam uma bomba com gasolina de outra origem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, essa prática passou a ser conhecida como bomba branca. Inúmeros postos de combustível adotaram a prática. Porém, muitas vezes, os consumidores esperavam colocar a gasolina da marca e recebiam o produto de terceiros.
Dessa maneira, a ANP decidiu acabar com a permissão da bomba branca para que o cliente saiba qual gasolina irá receber, segundo o portal Auto Papo, do UOL. O Instituto Combustível Legal (ICL) também ressalta que a prática da bomba branca ampliou espaço para distribuidores não ortodoxas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esses distribuidores utilizam mecanismos protelatórios para não pagamento de tributos e sequer se preocupam com a qualidade do produto. O grande problema é que esse produto entrava em postos de combustível renomados como Shell, Petrobras e Ipiranga, segundo o portal.
Vale ressaltar que no ano passado, o Instituto Combustível Legal revelou que o volume de adulteração subiu de 4 milhões de litros em 12 meses para cerca de 40 milhões de litros, desde a aprovação da resolução 858/2021 da ANP, em 2021.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O ICL determina que os postos de combustível mostrassem que a bomba não possuía o combustível da mesma marca da bandeira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, o Ministério Público de Minas Gerais e o Ministério Público Federal protocolaram uma ação civil contra a ANP, de acordo com o portal Valor Econômico. No entanto, apenas neste ano a ANP determinou a extinção do serviço nos postos de combustível.
Qual é o valor da gasolina no Brasil?
Desde a última atualização, publicada pela ANP em 2024, o preço médio da gasolina no Brasil hoje é R$5,97 por litro. Já o preço médio da gasolina aditivada no Brasil é de R$6,16 por litro. No entanto, o valor da gasolina pode variar de acordo com a região e o momento de verificação.