O Carrefour é uma das maiores varejistas do Brasil. Aliás, a empresa surpreendeu todo mundo ao colocar um ponto final em um serviço crucial em 500 lojas do país
Não precisa ser um especialista no assunto para chegar a conclusão que o Carrefour é um dos maiores representantes do setor de varejo no Brasil. Dessa vez, no entanto, falaremos sobre um comunicado da empresa sobre o fim de um serviço crucial em 500 lojas da rede.
O comunicado ocorreu em dezembro de 2020. Na ocasião, segundo o portal Money Times, o Carrefour anunciou o fim da terceirização dos serviços de segurança nos supermercados do grupo. Vale dizer que a decisão da varejista aconteceu em meio a uma grande polêmica.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A decisão foi tomada pelo Carrefour para analisar medidas preventivas após o assassinato de João Alberto Silveira Freitas, homem negro de 40 anos, espancado até a morte por dois seguranças na filial do grupo em Porto Alegre, no último dia 19 de novembro de 2020.
Diante de toda a repercussão negativa em torno do assunto, o Carrefour emitiu um comunicado às pressas. “O novo modelo é o ponto inicial para transformação do seu modelo de segurança e faz parte dos compromissos anunciados pela rede”, disse a varejista.
“Todo o processo de internalização da segurança terá como foco a implementação de práticas antirracistas e de uma cultura de respeito aos direitos humanos, além de considerar a representatividade da população brasileira (50% de mulheres e 56% de negros) como um compromisso”, diz a nota.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Relembre o crime:
Os seguranças Magno Braz Borges e Giovane Gaspar abordaram João e o acompanharam até o estacionamento. Um desentendimento iniciou as agressões, que foram gravadas pelos frequentadores do mercado. O homem morreu no local, e os dois foram presos em flagrante. Magno e Giovane eram contratados pela empresa terceirizada Vector.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Encerramento”: Carrefour decreta fechamento de unidade gigantesca após 37 anos e comunicado é emitido
● Encerramento de atividades: O fechamento de rede de supermercado, rival do Carrefour, após 50 anos no Brasil
● Fim de serviço vital em SP e venda de 8 unidades: 2 viradas do Carrefour geram tensão em clientes em 2024
E por falar em Carrefour: confira tudo sobre a varejista!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Junto com três funcionários do Carrefour, Adriana Alves Dutra, Kleiton Silva Santos e Rafael Rezende, e Paulo Francisco da Silva, funcionário da empresa terceirizada, os seguranças respondem por homicídio triplamente qualificado. Segundo o G1, a 2ª Vara do Júri do Foro Central de Porto Alegre definiu que os seis réus irão a júri, ou seja, passarão por julgamento popular.
Qual a maior varejista do Brasil?
De acordo com informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Vale lembrar que a empresa segue no topo e não para de investir no mercado nacional.