Milhares de consumidores da varejista foram pegos de surpresa: Gigante do setor, Magazine Luiza passa por forte reestruturação que ascendeu alerta aos compradores
A Magazine Luiza, uma das maiores e mais respeitadas varejistas do Brasil, surpreendeu milhares de clientes ao anunciar o encerramento de dois de seus serviços vitais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conhecida pela sua ampla presença nacional e por oferecer um serviço logístico robusto, a empresa comunicou o fechamento de dois importantes centros de distribuição, e não parou por aí!
A notícia foi confirmada durante uma teleconferência de resultados em março do ano passado, destacando a reestruturação da empresa, o que ascendeu o alerta para os próximos passos da gigante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O primeiro encerramento ocorreu no Sul do Brasil, entre março e abril de 2023, enquanto o segundo foi realizado no Nordeste, entre junho e julho do ano passado.
A decisão foi justificada pela direção da Magazine Luiza como parte de um “ajuste de capacidade” da empresa. Segundo informações do portal valor.globo, o diretor financeiro e de relações com investidores, Roberto Bellissimo, confirmou a medida durante a apresentação dos resultados, reforçando que a empresa passou por uma série de reestruturações para otimizar suas operações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além dos grandes centros de distribuição, a empresa também fechou várias unidades menores, conhecidas como “cross docking”, que funcionavam como pontos estratégicos de distribuição.
Apesar das mudanças, o real impacto das alterações implementadas pela Magazine Luiza não é tão claro. A quantidade de unidades encerradas, por exemplo, não foi divulgada.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, vale ressaltar que esse movimento faz parte de um esforço da Magazine Luiza para renegociar contratos, otimizar investimentos e ajustar sua operação em áreas como marketing e logística.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o período de reestruturação, a varejista investiu cerca de R$ 160 milhões para integrar negócios e reduzir despesas administrativas e operacionais.
Esses ajustes resultaram em uma redução de 0,6 ponto percentual nas despesas com vendas em comparação ao ano anterior, segundo o balanço da empresa.
Quanto ao número de demissões, a varejista também despistou. Bellissimo apenas mencionou que a empresa realizou “ajustes na equipe corporativa”.
O fechamento desses centros de distribuição e a redução em outros serviços de armazenagem refletem a busca da empresa por maior eficiência operacional em um mercado competitivo.
A Magazine Luiza continua sendo uma das maiores potências do varejo brasileiro, mas o anúncio desses encerramentos marca um período de ajustes em sua operação, gerando grande impacto no setor.
Quais lojas pertencem a Magazine Luiza?
A Magazine Luiza possui diversas marcas e empresas parceiras que fortalecem sua presença no varejo. Entre as principais estão:
- Netshoes: Especializada em artigos esportivos.
- Zattini: Loja focada em moda e calçados.
- Época Cosméticos: Voltada para a venda de produtos de beleza e cuidados pessoais.
- Estante Virtual: Plataforma de compra e venda de livros.
- Kabum!: Líder no e-commerce de tecnologia e eletrônicos.
- Consórcio Magalu: Focado em consórcios para diversos produtos e serviços.
Essas parcerias ampliam o alcance e a diversidade de produtos oferecidos pela Magazine Luiza.