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Extinto em 2024: O fim de serviço aclamado da Magazine Luiza e o comunicado da varejista cravando encerramento
16/04/2024 às 13h35
Magazine Luiza crava fim de serviço atráves de comunicado urgente
A gigante varejista Magazine Luiza emite comunicado de encerramento e dá fim em serviço muito aclamado.
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Portanto, de acordo com a Edoc Brasil, a Magalu anunciou que encerrou a compra direta de livros das editoras e passar a trabalhar apenas com marketplaces em julho de 2023.
A decisão foi comunicada por e-mail aos fornecedores, pegando o mercado editorial de surpresa.
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Segundo o comunicado, a mudança faz parte de uma “reestruturação do modelo de negócios” da empresa, que pretende focar em “categorias de maior rentabilidade e giro”.
Desse modo, as editoras que quiserem continuar vendendo seus livros pelo site ou pelo aplicativo da varejista terão que se cadastrar como parceiros do Magalu Marketplace.
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É importante ressaltar que com a compra direta, as editoras tinham mais garantia de venda, recebimento, maior visibilidade e controle sobre os preços e estoque.
Agora, elas terão que arcar com os custos de logística, embalagem e comissão da plataforma, além de seguir regras e condições dessa modalidade.
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Dessa maneira, para alguns especialistas, a decisão do Magazine Luiza reflete uma tendência do mercado varejista, que busca reduzir custos e riscos.
Por outro lado, alguns representantes das editoras afirmam que o marketplace pode ser uma oportunidade de ampliar o alcance e a variedade dos livros.
Contudo, a marca não informou qual será o prazo para a transição do modelo de compra direta para o marketplace.
A empresa também não se pronunciou sobre as críticas e as reivindicações das editoras.
Em nota, o Magalu afirmou que “continua comprometido com a democratização do acesso à leitura no Brasil” e que “segue investindo em seu marketplace de livros, que conta com mais de 8 milhões de títulos disponíveis”.
Qual é o faturamento de 2023 da varejista Magalu?
As vendas totais, incluindo lojas físicas, e-commerce com estoque próprio e lojistas virtuais (marketplace) ficaram praticamente estáveis, com variação de -0,1%, e atingiram R$ 17,947 bilhões.
De acordo com o E-Investidor, em 2023, as vendas totais foram de R$ 63 bilhões, apresentando um crescimento de 5% comparado a 2022.
Nas lojas físicas, as vendas atingiram R$ 5 bilhões no último trimestre de 2023, aumento de 4% em comparação anual.
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.