Netflix encerrou serviço aclamado e situação resultou em debandada
Em meados de maio de 2023, mais precisamente no fim daquele mês, a Netflix, popular plataforma de streaming , deu fim em um dos seus serviços mais aclamados e acabou resultando em insatisfação e debandada de usuários à rivais.
O serviço em questão se tratava do compartilhamento de senhas entre usuários.
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Vale dizer, que o ato de compartilhar senhas é tão comum entre assinantes que é quase um ritual, mais que isso, já até virou motivo de memes nas redes sociais.
Com essa medida tomada, o serviço passou a limitar o compartilhamento para uma única residência.
De acordo com o portal CNN, com a nova medida, para conseguir compartilhar uma conta com alguém fora da família, o usuário deveria transferir um perfil para uma nova assinatura paga ou adicionar um membro extra à conta por uma taxa mensal adicional no valor de R$ 12,90.
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A empresa justificou a medida como uma forma de impedir o uso indevido dos seus serviços, uma vez que o mesmo deve ser cobrado a cada um dos assinantes de forma individual.
Insatisfação que custou caro!
Obviamente que essa decisão do canal de streaming gerou revolta entre assinantes.
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Tanto é que essa decisão já havia sido anunciada em fevereiro de 2023, por meio de um comunicado, cujo qual foi apagado após gerar uma série de réplicas negativas dos usuários.
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Até mesmo o Procon, um dos órgãos de defesa do consumidor mais importantes, passou a buscar mais explicações a respeito dessa cobrança adicional para poderem se posicionar diante das reclamações de milhares de consumidores em todo o Brasil.
Inclusive, na época, na região de Santa Catarina, o Procon-SC notificou a Netflix para obter mais esclarecimentos, porém sem sucesso. Sendo assim, no dia 6 de junho de 2023, o órgão decidiu abrir um processo administrativo com medida cautelar contra a Netflix.
A partir da notificação da cobrança adicional, a cada nova reclamação registrada contra a plataforma, seria aplicada uma multa no valor de R$ 500, o que prometia doer no bolso da plataforma na época.
Debandada:
Isso sem falar que, após a Netflix informar sobre a medida, muitos ameaçaram cancelar as suas contas.
De acordo com o portal O Tempo, muitos usuários usaram as redes sociais para proferir tais ameaças, alegando que a situação era extremamente absurda.
Fora isso muitos usuários afirmaram que cancelariam a conta e migrariam para as rivais como Globoplay, Amazon Prime, entre outras.
Contas canceladas em massa:
Já de acordo com o portal Atual, em um balanço publicado no dia 18 de abril, a empresa sentiu uma onda de cancelamento em massa de países aonde a medida foi anunciado primeiro como: Canadá, Nova Zelândia e Portugal, além da Espanha.
Qual foi o desfecho da proibição de compartilhamento de senhas da Netflix?
Apesar da novidade causar alvoroço entre os assinantes, a revelação de um dado acabou trazendo à tona um desfecho chocante a respeito dessa medida.
Pois é, para a surpresa de muitos, a Netflix, apesar das inúmeras reclamações, chegou a anunciar adição de quase 6 milhões de novos assinantes, superando as expectativas do mercado.
Esse surpreendente salto de 5,89 milhões de contas ocorreu no segundo trimestre de 2023, época do anúncio, elevando o total de clientes da empresa para a impressionante marca de 238 milhões de usuários.
De acordo com o comunicado oficial da Netflix, esse crescimento exponencial no número de assinantes está diretamente relacionado à nova política de restringir o compartilhamento de senhas.
O que faz sentido, uma vez que com isso, acaba “forçando” de certa forma que mais pessoas assinem a plataforma para continuar assistindo seus filmes e séries e, como consequência, aumentar essa base de assinantes de forma notável.
Faturamento:
O faturamento da Netflix para o período entre abril e junho, em demais países, foi impressionante – alcançando um lucro líquido de US$ 1,5 bilhão (equivalente a R$ 7,18 bilhões na cotação atual).
Essa cifra não apenas superou as expectativas do mercado, como também demonstrou a solidez e o potencial da plataforma de streaming no cenário econômico global.
De acordo com o relatório da Insider Intelligence, a Netflix apresentou um aumento de quase um terço nos assinantes do plano com anúncios da empresa.
No total, foram quase 9 milhões de novos clientes no terceiro trimestre de 2023.
A empresa também aumentou os preços de seus planos sem anúncios em outubro a fim de atrair mais clientes para a oferta mais barata, lançada em novembro do ano passado por cerca de US$ 7 por mês.
A Netflix ainda conseguiu vender anúncios a um preço ligeiramente mais alto do que os rivais, aproveitando a demanda reprimida dos anunciantes que esperavam por seu plano com anúncios há anos.