O fim de serviço de empresa gigantesca da Uber no Brasil que muitos nem sabiam

Muitos talvez não saibam mas a Uber mantem serviços que vão além do aplicativo de transporte
Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.
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No Brasil, além do famoso aplicativo para transporte, a empresa mantinha outra função, que infelizmente teve seu fim.
O anúncio de que a Uber não vai mais intermediar o delivery de comida no Brasil através da plataforma Uber Eats caiu como uma bomba no setor. E não faltam possíveis explicações.
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Em nota, a Uber disse que o fim do delivery de comida foi uma “mudança estratégica” decidida com a intenção de focar os negócios da empresa no país em entrega de compras de supermercado, pelo serviço Cornershop, e de pacotes, pelo Uber Flash e Direct.

Não resistiu à concorrência: Uber teve que anunciar extinção de serviço após anos no mercado – Foto: reprodução
O timing da mudança, porém, levantou suspeitas. O anúncio ocorreu um dia depois do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar uma lei que obriga os aplicativos de delivery a pagar auxílio aos entregadores. Isso em casos de acidentes durante o trabalho e de contaminação por covid-19.
No mesmo dia, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ligou o fim do Uber Eats no Brasil a um processo. Que foi movido por restaurantes e aplicativos de delivery contra o iFood no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
A culpa é do iFood?
Desde 2020, o iFood é acusado de monopolizar o mercado de delivery através de contratos de exclusividade com restaurantes. Segundo rivais como a Rappi, que abriu o processo e logo foi seguida por Uber Eats e outros apps, o iFood impede o crescimento dos rivais com essa estratégia.
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Entrega do aplicativo de entrega (Foto: Reprodução/ Internet)
No entanto, em nota, o iFood disse que não comenta “decisões de negócio de outras empresas”. Contudo, rebateu a acusação de que monopoliza o mercado. “O setor de delivery online segue em constante evolução com a entrada frequente de novos competidores e o surgimento de novos modelos de negócios”. Disse o iFood por fim.
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Autor(a):
Wellington Silva
Wellington Silva é redator especializado em celebridades, reality shows e entretenimento digital. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Análise e Desenvolvimento de Sistemas na FIAP, Wellington une sua afinidade com tecnologia à vocação pela escrita. Atuando há anos na cobertura de famosos, cantores, realities e futebol, tem passagem por portais dedicados ao universo musical e hoje integra o time de redatores do site TV Foco. Seu olhar atento à cultura pop e à vida das celebridades garante matérias dinâmicas, atualizadas e com forte apelo para o público conectado.Contato: @ueelitu