Muitos talvez não saibam mas a Uber mantem serviços que vão além do aplicativo de transporte
Uber Technologies Inc. é uma empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano, através de um aplicativo de transporte que permite a busca por motoristas baseada na localização, em inglês e-hailing, oferecendo um serviço semelhante ao tradicional táxi.
No Brasil, além do famoso aplicativo para transporte, a empresa mantinha outra função, que infelizmente teve seu fim.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O anúncio de que a Uber não vai mais intermediar o delivery de comida no Brasil através da plataforma Uber Eats caiu como uma bomba no setor. E não faltam possíveis explicações.
Em nota, a Uber disse que o fim do delivery de comida foi uma “mudança estratégica” decidida com a intenção de focar os negócios da empresa no país em entrega de compras de supermercado, pelo serviço Cornershop, e de pacotes, pelo Uber Flash e Direct.
O timing da mudança, porém, levantou suspeitas. O anúncio ocorreu um dia depois do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sancionar uma lei que obriga os aplicativos de delivery a pagar auxílio aos entregadores. Isso em casos de acidentes durante o trabalho e de contaminação por covid-19.
No mesmo dia, a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) ligou o fim do Uber Eats no Brasil a um processo. Que foi movido por restaurantes e aplicativos de delivery contra o iFood no Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A culpa é do iFood?
Desde 2020, o iFood é acusado de monopolizar o mercado de delivery através de contratos de exclusividade com restaurantes. Segundo rivais como a Rappi, que abriu o processo e logo foi seguida por Uber Eats e outros apps, o iFood impede o crescimento dos rivais com essa estratégia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, em nota, o iFood disse que não comenta “decisões de negócio de outras empresas”. Contudo, rebateu a acusação de que monopoliza o mercado. “O setor de delivery online segue em constante evolução com a entrada frequente de novos competidores e o surgimento de novos modelos de negócios”. Disse o iFood por fim.