O fim de serviço em CHEQUES confirmado pelo Banco Central
O Banco Central, em suma, se trata de uma entidade independente ou ligada ao Estado cuja função é gerir a política econômica, ou seja, garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda de cada país.
Assim, na noite desta terça-feira (14), vocês saberão detalhes sobre o fim de serviço em cheques confirmado pelo Banco Central atingindo a Caixa, Itaú e outros bancos, que sem dúvidas, acabou pegando muita gente de surpresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal da Câmara, o BC anunciou em 2023 que a formatação dos cheques iria passar a ser feita pelos bancos. Bom, em suma, a regulação do modelo-padrão não é mais feita pelo BC desde 2 de outubro de 2023.
O principal objetivo é dar mais segurança ao cheque para dificultar a falsificação. Outra novidade é a possibilidade de uso do nome social nas folhas do talão de cheque, a exemplo do que já é feito no Pix. Para tanto, basta o usuário entrar em contato com seu banco. Apesar de cada vez menos utilizados, os cheques movimentaram R$ 666 bilhões em 2022, segundo o BC.
Bom, falando de forma popular, o Banco Central deixou de formatar os cheques e passou essa atividade pro bancos. Apesar da popularidade deles ter caído com o PIX, o cheque ainda continua sendo um serviço ofertado pelos bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com informações do portal O TEMPO, foi divulgado pela Fenabran que foram 125 milhões de cheques transacionados no Brasil em 2023. É mais ou menos o mesmo que dizer que um em cada dois brasileiros assinaram essa “folha de pagamento” no ano passado.
As transações superaram em números, por exemplo, o DOC (Documento de Crédito), que somou 18,3 milhões de operações em 2023. Vale lembrar que o DOC foi extinto pelo sistema financeiro neste ano, e que não há nada previsto para a mortalidade do “antiquado” cheque.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Não terá mais”: Banco Central emite comunicado com FIM de serviço vital do Bradesco e Itaú
● Canetada do Banco Central: Nova lei do PIX chega com +1 ordem ao Itaú, BB e +, atingindo os clientes em 2025
● Adeus, dinheiro e cartão de crédito: Comunicado do Banco Central traz substituto para 2 gigantes no Brasil
Como abrir uma conta no Itaú?
- Pegue o seu celular, acesse meu.itau/abrir–conta pelo seu celular e coloque seu CPF.
- Identifique-se: preencha seus dados e tire uma foto sua.
- Confirme informações, continue com a conta sem mensalidade e cartão sem anuidade.
- Pronto!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE