Nubank comunicou fim de serviço essencial e situação desencadeou em uma série de demissões
Em janeiro de 2023, mais precisamente no dia 31 daquele mês, o banco Nubank, uma das fintechs mais populares, anunciou que realizaria o encerramento de um dos seus serviços e, com isso, algumas demissões acabaram sendo desencadeadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O serviço encerrado se trata da área de Assessoria de Investimentos, como mencionamos acima, ao menos 40 pessoas que faziam parte deste departamento acabaram sendo demitidas.
De acordo com o portal Seu Dinheiro, a ação ocorreu paralelamente à “fuga” de investidores do fundo de renda fixa “Nu Reserva Imediata”, que tinha debêntures da Lojas Americanas em sua carteira.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E, dado o colapso dos ativos ligados à varejista*, que veio à tona no mesmo mês de janeiro, as cotas desse fundo, vendido como ‘conservador’ aos clientes, foram negativamente impactadas.
*Para saber mais sobre a situação da Americanas, clique aqui*
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cenário crítico
Em apenas dois dias após que a notícia do rombo” de R$ 20 bilhões nos balanços da Americanas, veio à tona, o fundo do Nubank sofreu resgates líquidos de mais de R$ 466 milhões. Além disso, mais de 114 mil cotistas deixaram o título.
Vale mencionar que as debêntures* das Americanas eram, até que fossem descobertos os rombos da companhia, ativos considerados de baixo risco de crédito, como costumam ser os papéis de grandes empresas, embora mais voláteis que os títulos públicos indexados às taxas de juros.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
*São títulos representativos de dívida emitidos por empresas com o objetivo de captar recursos para diversas finalidades, como, por exemplo, o financiamento de seus projetos. Os investidores, ao adquirem esses papéis, têm um direito de crédito sobre a companhia e recebem remuneração a partir dos juros.
Qual foi o comunicado oficial do Nubank?
De acordo com o que foi divulgado pelo Nubank Community, o fim do projeto causou a demissão de todos os funcionários do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A quantidade de dispensas não foi revelada, mas o próprio banco afirmou que o número é “pequeno” em meio aos 8 mil colaboradores da companhia:
“O Nubank, como muitas empresas, realiza regularmente ajustes de acordo com as necessidades do negócio e de seus clientes. Depois de uma cuidadosa avaliação, a empresa decidiu encerrar o serviço de Assessoria de Investimentos, que estava disponível para uma pequena parcela de clientes.
Na prática, os clientes seguem com seus recursos devidamente aplicados nos investimentos escolhidos, tendo acesso aos apps Nubank e NuInvest, assim como nossas plataformas de conteúdo, onde podem obter extenso material sobre investimentos e educação financeira.
Com isso, os funcionários deste departamento específico foram desligados. O quadro de funcionários do Nubank aumentou de 6 mil para 8 mil funcionários em 2022, e, conforme já anunciado, a empresa segue contratando, no ritmo adequado para seus planos de negócios em 2023.“