EITA

Encerramento de operações: O fim de serviço essencial em bancos após décadas no Brasil e choque de clientes

07/10/2023 às 18h15

Por: Kelly Araújo
Imagem PreCarregada
Caixa, Bradesco e Itaú (Reprodução/Internet)

O fim de serviço importante foi confirmado e pegou todo mundo de surpresa

Os bancos têm papel fundamental na sociedade. Eles são essenciais para o comércio e as empresas em geral, pois são responsáveis por financiar as operações oferecendo crédito, empréstimos, realizando pagamentos, transferindo valores, gerenciando patrimônios e investindo, entre outras coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, no entanto, falaremos a respeito do encerramento de um importante serviço oferecido pelos bancos. Conforme já anunciado pela Febraban (Federação Brasileira de Bancos), as instituições financeiras devem extinguir o serviço de transferência bancária via Documento de Ordem de Crédito, conhecido com DOC, até fevereiro de 2024.

Aliás, os bancos possuem algumas datas para cumprirem a determinação: 15 de janeiro de 2024: último dia para que os bancos ofertem a possibilidade de envio e agendamento de DOC; 29 de fevereiro de 2024: fim das transferências via DOC agendadas previamente. Vale lembrar que o encerramento desse serviço tem uma explicação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caixa, Bradesco e Itaú (Foto: Reprodução)

Bancos anunciaram fim de serviço (Foto: Reprodução/ Internet)

Segundo informações do portal Isto é Dinheiro, a funcionalidade foi criada em 1985 pelo Banco Central. Mas, o DOC perdeu espaço para formas mais rápidas e baratas de transferência. As transações via DOC em 2022 somaram 59 milhões de operações, apenas 0,09% do total de 63,062 bilhões de operações feitas no ano.

Como os principais bancos vão se comportar no Brasil?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • O Santander antecipou o início da desativação de transferências via DOC desde o dia 30 de agosto;
  • O Itaú informou que havia encerrado esse tipo de transação em janeiro – antes, portanto, do anúncio da federação;
  • A Caixa informou que seguirá o cronograma de encerramento estabelecido pela Febraban;
  • No Banco do Brasil o serviço será prestado até 15 de outubro de 2023 para pessoas físicas e 15 de janeiro de 2024 para Pessoa Jurídica;
  • O Bradesco também confirmou que vai seguir o cronograma divulgado pela Febraban.
Logo Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa (Foto: Reprodução / Internet)

Logo Bradesco, Itaú, Santander, Banco do Brasil e Caixa (Foto: Reprodução / Internet)

bancos

Autor(a):

Eu sou Kelly Araújo, formada em Biologia pelo IFCE e atualmente estudo Engenharia de Produção Civil na mesma instituição. Escrevo sobre televisão e o universo dos famosos desde o ano de 2014. Sou apaixonada por falar sobre os bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos nas redes sociais e amo assistir um reality show de confinamento. Minhas redes são: Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.