Atacadão crava fim de serviço crucial em todas as suas 334 lojas após denúncia. A notícia surpreendeu funcionários e clientes da empresa que pertence ao Grupo Carrefour
O mercado varejista, sem sombra de dúvidas, é um dos mais rentáveis no Brasil. Possuímos uma série de grandes empresas que fazem a economia brasileira girar. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre o fim de um serviço crucial do Atacadão que afetou todas as suas 334 unidades. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto e veja o anúncio oficial da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que, o Atacadão, sob gestão do Grupo Carrefour, encerrou as atividades dos funcionários encarregados da supervisão das lojas em Curitiba. A decisão foi tomada em respostas às acusações de racismo feitas por clientes. Segundo o ‘Estadão’, durante esse período, ocorreram protestos em supermercados devido a denúncias de consumidores negros sobre perseguição por parte dos fiscais nas instalações.
O presidente Lula chegou a fazer críticas públicas contra a companhia. Em nota, o Atacadão lamentou os casos ocorridos e afirmou que adotou novas medidas para que situações apontadas como racismo e discriminação não ocorram novamente nas unidades. Entre elas, o fim da circulação dos fiscais de prevenção nos corredores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Desde então, os funcionários, como foi anunciado, passaram a ficar em pontos fixos e pré-determinados, onde há supervisão de câmeras. Além disso, a empresa fechou uma parceria com a Universidade Zumbi dos Palmares, promovendo ações de questões raciais. “A função dos profissionais que ficam em pontos fixos ou à frente do caixa é ser ponto de apoio aos clientes, ou atuação em casos de urgência”, disse o comunicado da companhia.
Quantas unidades o Carrefour tem no Brasil?
No Brasil, a história do Carrefour iniciou-se em 1975. Hoje, a rede conta com cerca de 500 unidades em todos os estados e o Distrito Federal, empregando mais de 70 mil pessoas. Nas décadas de fundação, o Grupo sagrou-se o maior varejista alimentar do país. Hoje, o Grupo Carrefour é formado pelas marcas: Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Market, Carrefour Express, Carrefour Drogaria, Carrefour Posto, Atacadão e Supeco.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quais são as maiores varejistas do Brasil?
Em 2023, de acordo com um levantamento feito pela SBVC (Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo), as maiores varejistas do país somaram um faturamento de 1,129 trilhão de reais, 7,9% mais que no ano anterior.
- 1) Carrefour (dono do Atacadão): faturamento de 115,4 bilhões de reais
- 2) Assaí: faturamento de 72,8 bilhões de reais
- 3) Magazine Luiza: faturamento de 45,6 bilhões de reais
- 4) Grupo Casas Bahia: faturamento de 36,9 bilhões de reais
- 5) Raia Drogasil: faturamento de 36,3 bilhões de reais
- 6) Grupo Boticário: faturamento de 30,8 bilhões de reais
- 7) Grupo Mateus: faturamento de 25,3 bilhões de reais
- 8) GPA Alimentar: faturamento de 20,6 bilhões de reais
- 9) Natura&CO: faturamento de 18,7 bilhões de reais
- 10) Americanas: faturamento de 17,4 bilhões de reais
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE