O decreto do BC caiu como uma bomba para milhões de clientes dos grandes bancos e você precisa saber agora mesmo o que vai acontecer
Atualmente todos buscam cada vez mais praticidade. Ir ao banco, por exemplo, tem se tornando algo cada vez mais incomum, visto que as pessoas passaram a recorrer aos aplicativos. Mas, uma notícia envolvendo o Banco Central caiu como uma bomba.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E por falar no BC, o adeus de serviço fundamental em todos os BANCOS tem decreto abalando o PIX. O que se sabe até o momento é que, há a possibilidade dos aplicativos de bancos tradicionais, como Itaú e Bradesco, deixarem de existir.
A notícia surpreendente entrou em discussão por conta de uma proposta do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. Vale dizer que, a proposta chega com o intuito de unificar o acesso aos bancos pelo conceito chamado Open Finance.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Cada um de nôs tem uma agência bancária no bolso, tamanha a comodidade que os aplicativos nos trouxeram. Mas, como tudo, parece que essa era também está chegando ao fim.”, relatou o portal Startse.
Dessa forma, a ideia é parar de usar aplicativos de bancos como Itaú, Bradesco, Caixa, BB e mais, em um prazo de 2 anos. Campos Neto destacou que, o Open Finance colocará um sistema que permite o compartilhamento de informações financeiras, eliminando a necessidade dos usuários vincularem vários apps de diferentes bancos à tecnologia. Vale dizer que, a ideia é agregar todas as contas financeiras no mesmo lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal Catraca Livre, em outubro de 2023, o Banco Central deu início uma nova fase do Open Finance, onde possibilitou aos usuários compartilhar informações de investimentos em fundos, renda fixa e renda variável com as instituições que participam. Em tese, se trata de várias vantagens em um mesmo lugar de forma prática.
OPEN FINANCE
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Banco Central ciente: 4 alertas severos são emitidos para clientes com conta-corrente e poupança em 2024
● Cartão de crédito está com os dias contados: Novo serviço do Banco Central chega com substituto salvador
● “R$ 4 mil a receber”: Banco Central emite comunicado crucial hoje (13) com alerta sobre dinheiro esquecido
A proposta do Open Finance levanta a questão de como os aplicativos de bancos irão se adaptar a mudança e se realmente oferecerão vantagens aos usuários. Até agora, não há informações concretas a respeito, porém, a ideia é que a unificação do acesso traga benefícios para quem possui contas em diferentes instituições, centralizando todas as informações em um único lugar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale frisar que, até o PIX pode ser integrado ao Open Finance que, como dito acima, unirá os aplicativos de todos os bancos em um lugar só para oferecer aquilo que for mais viável.
Qual o maior banco do Brasil em número de clientes?
O Nubank passou a ser o quarto maior banco brasileiro em número de clientes, ao ultrapassar o Banco do Brasil no segundo trimestre de 2023. Vale lembrar que os dados são do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC). Veja abaixo a lista completa dos 10 maiores:
- Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes;
- Bradesco: 104.486.688 clientes;
- Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes;
- Nubank: 77.665.209 clientes;
- Banco do Brasil: 74.579.521 clientes;
- Santander: 64.360.563 clientes;
- Original: 50.266.862 clientes;
- Mercado Crédito: 47.390.877 clientes;
- AME Digital: 32.678.718 clientes;
- Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.