FIM!
Crise, abandono e adeus: O fim arrasador de Shopping gigante de São Paulo que todos amavam comprar
18/07/2024 às 23h58
Local gigante e de muito sucesso, teve seu fim após anos de sua abertura. O estabelecimento que um dia foi superlotado, vive em situação precária e de abandono
A busca por qualidade se tornou o grande alvo dos consumidores nos últimos tempos. Dessa forma, podemos chegar a conclusão de que abrir um negócio não é uma das tarefas mais fáceis, principalmente por muitas situações poderem levar ao fim de um grande empreendimento como shopping.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto, dessa vez, falaremos sobre o encerramento e desaparecimento de um grande centro comercial em São Paulo, que era muito querido por todos, mas que agora não está mais em funcionamento.
Algumas décadas atrás, um grande centro comercial chamava a atenção dos habitantes de São Paulo, especialmente pela sua extensão, comportando seis pavilhões térreos, além de lojas e áreas de suporte e serviços adicionais em suas instalações. O estabelecimento em questão é o renomado São Paulo Mart Center, também conhecido popularmente como Mart Center.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘São Paulo Aqui’, o shopping foi aberto em 1988, operando tanto no atacado quanto no varejo de moda e estava situado na zona norte da cidade de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme. Rapidamente atraiu milhastes de clientes, bem como empresários de todos o país.
O Mart Center contava com aproximadamente 300 lojas e um amplo estacionamento com capacidade para 4 mil veículos. Durante os anos 90, o shopping passou a abrigar eventos e feiras, o que aumentou ainda mais a popularidade. Conforme relatado pelo jornal ”Promoview’, no ano de 1993, dezoito feiras foram realizadas no espaço do Mart Center.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante esse período, os proprietários de empreendimento deram início à construção de um prédio em um terreno adjacente ao shopping, destinado a abrigar o Hotel Mart Center.
A nova estrutura seria voltada para os turistas que visitavam o shopping para fazer compras, muitos dos quais vinham de outras cidades e estados. No entanto, as obras nunca foram finalizadas e o prédio permanece abandonado até os dias atuais.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● “Riscos à saúde”: Bocardi paralisa BDSP com novo decreto da ANVISA que traz proibição contra nº1 das mulheres
● Isenção colossal no IPVA e +4 presentões: CPF na nota garante 5 vitórias em apenas 3 passos em 2025
● Imperdoável: Lei dos capacetes que está em vigor traz alerta máximo a motoqueiros e multa pesada em 2025
Na segunda metade da década de 2000, o Mart Center entrou em uma crise significativa, resultando em uma diminuição de frequência de visitantes. Com as obras do hotel suspensas e lojas abandonando o local, o shopping passou a sediar eventos como Anime Friends (2008 e 2016) e World Pop Festival. No entanto, em 2011, todas as lojas encerraram suas atividades e o Mart Center foi desativado como centro comercial.
Situação atual
No momento, o espaço externo do Mart Center é utilizada como estacionamento privado. Em maior de 2021, uma casa noturna foi aberta em um dos galpões do antigo complexo. No entanto, o restante das instalações permanece inativo e mostra sinais de negligência. Não parece haver planos para reativar o local.
Qual o maior shopping do Brasil?
Segundo a ‘Wikipédia’, o Shopping Leste Aricanduva, em São Paulo, é o maior centro de compras do Brasil e da América Latina. O Parque Dom Pedro Shopping, em Campinas, é o quarto maior shopping center do Brasil. O RioMar Recife é o 5º maior centro comercial do Brasil. O RioMar Fortaleza é 7º maior shopping do Brasil.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]