Famoso banco brasileiro chegou ao fim e acabou sendo adquirido pelo Banco Santander por uma enorme fortuna
Um famoso banco foi um dos principais a atuar nas áreas estaduais do Brasil e teve um grande papel na economia do país. Inaugurado oficialmente em 1909, o banco foi comprado pelo Santander e foi privatizado, deixando, assim, de existir.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banco do Estado de São Paulo (Banespa) chegou a ser o maior banco estadual e a terceira maior instituição comercial do país. Foi responsável pela expansão do parque industrial paulista e de grandes investimentos sociais e produtivos dentro e fora do país ao longo dos anos 1970 e 1980, mas em 1990 passou a enfrentar problemas financeiros.
O Santander comprou o Banespa por R$ 7,05 bilhões, em novembro de 2000, em um leilão realizado na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. O processo de privatização começou em 1994, durante um período em que a instituição tinha problemas para fechar o caixa diário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Banespa é responsável pela construção de um dos prédios mais icônicos e conhecidos da cidade de São Paulo. O edifício Altino Arantes, hoje conhecido como Farol Santander, é um dos edifícios que por muitos anos foi considerada a maior estrutura de concreto armado do mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inaugurado em 1947, lembra bastante o Empire State Biulding, em Nova York, nos Estados Unidos. Atualmente, uma série de exposições ocorrem no prédio, com financiamento do Santander. É possível também visitar salas de reuniões e outras instalações da época em que o prédio abrigava a sede do Banespa.
Altino Arantes foi governador de São Paulo entre 1916 e 1920, portanto, e também foi dono da instituição. Vale ressaltar que foi somente em 1926 que a Assembleia Geral de Acionistas aprovou a mudança do nome Banco de Credito Hipothecário e Agricola de São Paulo para Banco do Estado de São Paulo S/A (Banespa).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual é o melhor banco do Brasil?
Esses são os 5 melhores bancos em 2023 no Brasil, de acordo com o ranking da Forbes:
- Nubank
- Banco Inter
- C6 Bank
- Sicredi
- PagBank