EITA

Demissão em massa e fusão com Itaú: O fim de um dos maiores bancos no Brasil após 84 anos de história

06/09/2024 às 15h00

Por: Bianca Rayla
Imagem PreCarregada

Tudo sobre o fim de um dos maiores bancos do Brasil com direito a fusão com o gigante Itaú

Como todos sabem, diversas instituições financeiras espalhadas pelo Brasil, com muitas delas atendendo milhões de brasileiros diariamente. Uma das mais tradicionais e famosas do país, sem sombra de dúvidas, é o Itaú. Nesta sexta-feira (6), inclusive, falaremos sobre uma fusão envolvendo o banco com um gigante brasileiro que chegou ao fim após 84 anos de história.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2008, um importante banco tradicional, teve seu um fim marcado por demissões em massa de chefões e enfrentou uma fusão com o banco Itaú, após 84 anos de existência histórica no Brasil. Para quem não sabe, estamos falando sobre o Unibanco, iniciado em 1924, por João Moreira Salles, que o nominou a princípio como Seção Bancária da Casa Moreira Salles.

Em 1933 Walther Moreira Salles, filho mais velho do patriarca, assumiu o comando da Casa Bancária Moreira Salles. Em abril de 1967, ele teve sua primeira fusão com o Banco Agrícola Mercantil, também conhecido como Agrimer, do Rio Grande do Sul, o qual possuía uma rede de aproximadamente 120 agências, originando a União de Bancos Brasileiros (UNIBANCO).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já em 1975, todas as empresas do conglomerado adotaram o nome Unibanco. Em 1983, a matriz operacional mudou-se para o Edifício Unibanco em São Paulo. O Unibanco foi pioneiro no mercado financeiro brasileiro, lançando o Banco1.net, o primeiro banco sem agências, e o cartão de crédito sem plástico, denominado e-Card, para compras pela internet.

Dito isso, um salto significativo de tempo, em 2004, em meio a uma crise de identidade, tendo Pedro Moreira Salles com o presidente executivo, o banco acabou sofrendo fortes mudanças de marca, posicionamento e estratégias. Segundo o portal ‘Wiki’, durante essa crise foram executadas as demissões em massa de praticamente todos os seus executivos com mais de 10 anos de banco e sem nenhum critério.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No ano de 2005, o banco apresentou valorização de suas ações na Bovespa (atual B3). Onde o Unibanco alcançou aumento de cerca de 75% na sua cotação no segundo semestre de 2005. Porém, um grande baque veio, a crise de 2008. Sendo assim, naquele ano, o gigante com 84 anos de uma história gloriosa anunciou a fusão com o Itaú, formando o Itaú Unibanco Banco Múltiplo, a maior holding financeira do hemisfério sul.

Como todos sabem, essas operações às vezes são um pouco mais lentas. Sendo assim, só em 2009 que a fusão foi aprovada pelo Banco Central, e em 2010, pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Vale dizer que no mesmo ano foram concluídas a integração das agências que resultou na extinção da marca Unibanco pelo Itaú, chegando assim no que conhecemos do banco hoje.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quais são os maiores bancos do Brasil?

Em 2023, segundo informou o G1, dados do Ranking de Reclamações do Banco Central (BC), mostrou quais eram os 10 maiores bancos do país em número de clientes. Algo surpreendente foi o Nubank ter ultrapassado o Banco do Brasil. Uma marca considerada surpreendentemente histórica:

  • Caixa Econômica Federal: 150.374.233 clientes;
  • Bradesco: 104.486.688 clientes;
  • Itaú Unibanco: 99.936.353 clientes;
  • Nubank: 77.665.209 clientes;
  • Banco do Brasil: 74.579.521 clientes;
  • Santander: 64.360.563 clientes;
  • Original: 50.266.862 clientes;
  • Mercado Crédito: 47.390.877 clientes;
  • AME Digital: 32.678.718 clientes;
  • Pagbank-Pagseguro: 29.451.137 clientes.

App Itaú

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são:

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.