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Em meio à crise e falências no varejo: O fechamento de unidade gigante da Riachuelo após 10 anos

03/06/2024 às 6h20

Por: Lennita Lee
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O fechamento de unidade gigante da Riachuelo em meio a crise do varejo (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/Riachuelo)

Em meio ao caos vivido por milhares de varejistas, unidade gigantesca da Riachuelo fechou as portas e chocou consumidores

Em maio do ano de 2023, em meio ao cenário conturbado que as varejistas atravessavam com direito a dívidas, crises e falências, uma unidade gigantesca da Riachuelo fechou as suas portas chocando milhares de consumidores paulistanos.

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Estamos falando da loja conceito (também conhecida como “flagship”) que ficava localizada na Rua Oscar Freire, nos Jardins, região nobre de São Paulo.

Antiga loja da Riachuelo na Rua Oscar Freire (Foto: Reprodução/ Marcelo Beltrão/Exame)
Antiga loja da Riachuelo na Rua Oscar Freire (Foto: Reprodução/ Marcelo Beltrão/Exame)

Inaugurada em novembro de 2013, a loja ocupava 1,2 mil metros quadrados na esquina com a Rua Haddock Lobo, um dos pontos mais sofisticados do comércio do País.

De acordo com o portal Exame, sua inauguração fez parte de um projeto de sofisticação de marca. Na ocasião, foi anunciado que o local funcionaria como um “cartão de visitas” da Riachuelo.

Manifestações

Ainda de acordo com o portal Exame, a Riachuelo chegou a afirmar na época que esse fechamento, apesar do contexto inserido, se tratava apenas de uma medida pontual e que, inclusive a varejista possuia algumas inaugurações previstas:

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“A revisão da base de lojas é um movimento natural do varejo. A Riachuelo está em negociação com outros espaços para abertura de loja, em linha com o plano estratégico do Grupo, e segue atuando na região com a megaloja localizada a 1 km de distância, na Avenida Paulista nº 2277, e com espaços físicos dispostos em todos os shoppings dos arredores” – Disse a varejista

A Guararapes, dona da Riachuelo, teve o balanço financeiro referente ao primeiro trimestre de 2023 considerado “fraco” pela equipe de analistas do Itaú BBA.

A companhia informou um crescimento de 119,2% no seu prejuízo líquido no período, totalizando R$ 175,667 milhões.

Loja conceito da Riachuelo na Oscar Freire (Foto: Reprodução/Google Maps)
O fechamento da Loja Conceito da Ruachuelo foi um movimento estratégico (Foto: Reprodução/Google Maps)

No mesmo intervalo, o Ebitda somou R$ 87,5 milhões, alta anual de 41,5%.

Já a receita líquida foi de R$ 1,827 bilhão, aumento de 5,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2022.

Em janeiro de 2023, a companhia informou o encerramento das atividades de sua fábrica de Fortaleza, centralizando sua produção fabril em Natal, no Rio Grande do Norte*

(Para saber mais sobre esse fechamento, clique aqui*)

A Guararapes terminou o mês de abril de 2024 com 400 lojas, das quais:

  • 333 são lojas da Riachuelo;
  • 52 são da Carter’s;
  • 12 são da Casa Riachuelo;
  • 3 são da Fanlab;
  • 13 lojas da Casa Riachuelo;
  • 2 da Carter’s no modelo store in store (lojas dentro de outras lojas).

Como estão as lojas da Guararapes, dona da Riachuelo, em 2024?

De acordo com o Valor Econômico, a Guararapes, dona da varejista Riachuelo, reduziu o prejuízo do primeiro trimestre de 2024 em 33,4%, na comparação anual, para R$ 116,9 milhões.

No mesmo período, a receita foi de R$ 1,99 bilhão, alta anual de 9,1%.

Riachuelo
Riachuelo fechou o primeiro trimestre de 2024 com prejuízo reduzido (Foto Reprodução/ Riachuelo)

As receitas de mercadoria, que incluem as vendas de Riachuelo, Casa Riachuelo e Carter’s, avançaram 11,4%, para R$ 1,39 bilhão.

De acordo com a empresa, o desempenho foi impulsionado novamente por maiores volumes, dando continuidade ao movimento registrado ao longo do segundo semestre do de 2023.

Importância da Riachuelo:

A Riachuelo, empresa do ramo varejista, foi adquirida em abril de 1979 com o objetivo de promover a integração entre o varejo e a produção.

A Riachuelo tem como objetivo facilitar o acesso à moda, levando-a ao consumidor com agilidade e qualidade, por um valor justo.

De acordo com o próprio portal da empresa, a marca pesquisa, desenvolve e distribui as novidades das passarelas e das ruas na velocidade que o mundo pede.

Além disso, a mesma busca trazer produtos de qualidade e com personalidade, para ser referência no varejo de moda feminina, masculina e infantil.

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Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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