Montadora rival da Fiat teve falência decretada
Ao longo da história automotiva do Brasil, muitas montadoras surgiram e muitas outras deixaram de existir no processo. Hoje falamos de uma montadora de carro rival da Fiat que já foi popular, mas acabou perdendo espaço e deixou o país.
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Como se sabe, no Brasil hoje existe grandes montadoras que fabricam diretamente aqui, como Toyota, Volkswagen, Hyundai, General Motors e Fiat. E essa também brilhava por aqui.
A montadora em questão é a Chrysler do Brasil, que tinha como origem a Chrysler Corporation (atual Stellantis North America). A empresa chegou no país em 1967, após adquirir o controle acionário da francesa Simca. Assim, ela desenvolveu os modelos Simca Esplanada e Regente, mas, depois passou a criar os próprios modelos.
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A empresa concorrente da Fiat permaneceu no Brasil até 1981, quando sua participação foi vendida para a Volkswagen, segundo o G1. A ideia da empresa alemã era adquirir e eliminar concorrentes, então, logo após ser adquirida, a Chrysler Brasil foi varrida pelas montadoras do país.
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Porém, em 1998, a Chrysler mais uma vez voltou ao Brasil a negócios. Foi estabelecido aqui ao mesmo tempo que grandes montadoras como Toyota, Honda e Renault. Na segunda fase, recebeu investimento de 315 milhões de dólares (ou R$ 1,5 bilhão na cota atual) para produzir veículos com capacidade para 40 mil veículos/ano.
Contudo, também segundo o G1, a picape Dakota que foi escolhida para chamar clientes, não agradou e acabou não vendendo nem 5 mil unidades ao ano. Os problemas de venda, resultaram na venda da empresa americana para o fundo de investimento Cerberus por US$ 7,4 bilhões.
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A montadora declarou falência?
Sim, de acordo com o Estadão, em 30 de abril de 2009, a Casa Branca declarou que a montadora americana rival da Fiat havia declarado falência devido a uma dívida de US$ 6,9 bilhões.
Chrysler está tentando ressurgir?
Hoje, sob o comando da Stellantis, que é resultado da fusão da Fiat-Chyrsler Automobiles com o Grupo PSA, Chrysler pode voltar ao mercado no Brasil. Segundo o Motor1 é um desejo da montadora em relançar as marcas, mas, ainda não se sabe se todo o seu portifólio vai ser produzido.
Hoje a Stellantis é dona da Abarth, Alfa Romeo, Fiat, Lancia, Maserati, Chrysler, Dodge, Jeep, Ram, Citroën, DS, Opel, Peugeot, e Vauxhall.