CHOCANTE!

Falência, demolição e adeus: O FIM devastador de 3 shoppings rivais do Bourbon em SP

17/11/2024 às 18h00

Por: Wellington Silva
Imagem PreCarregada
FIM de shoppings rivais do Bourbon em SP (Foto: Reprodução - Montagem - TV Foco)

O fim devastador de três shoppings rivais do Bourbon em São Paulo e o impacto no comércio e na vida urbana da cidade

Em um cenário de crise e transformações no setor de varejo, três shoppings rivais do Bourbon, em São Paulo, enfrentam um destino trágico: falência, demolição e o fim de uma era.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o declínio da movimentação de consumidores e o impacto de novos hábitos de consumo, essas estruturas comerciais, que antes eram pontos de encontro vibrantes, se viram à beira do abismo.

O TV Foco, a partir do seu time de especialistas das informações do Wikipédia, detalha agora o que aconteceu com 3 grandes centros comerciais de São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Center Matarazzo

  • O Shopping Center Matarazzo inaugurou-se em outubro de 1975, em São Paulo.
  • Estava localizado na Pompéia, na zona oeste da cidade, no cruzamento da Rua Turiaçu e a Avenida Pompéia.
  • As Indústrias Reunidas Fábricas Matarazzo fundaram o shopping e dominaram o comércio local.
  • O local onde funcionava o Shopping Matarazzo atualmente abriga o Bourbon Shopping São Paulo.
  • O centro comercial era um dos primeiros shoppings da cidade e refletia a expansão do consumo nos anos 70.
http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Shopping Center Matarazzo (Foto: Reprodução / Internet)

Devido a dívidas e problemas administrativos, o shopping foi a leilão em 1997, sendo arrematado pelo grupo Zaffari por 18,5 milhões de reais.

Apesar da venda, o shopping continuou operando até 2002, quando o supermercado Sonda enfrentou uma disputa judicial devido a uma ordem de despejo dos novos proprietários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O shopping fechou e demoliu o local após a resolução do conflito, e as obras do Bourbon Shopping São Paulo, inaugurado em março de 2008, ocuparam o espaço.

Shopping Capital

O Shopping Capital, inaugurado em maio de 2006 na Mooca, zona leste de São Paulo, possuía 59.433 metros quadrados e abrigava 170 lojas, além de um campus universitário.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde sua inauguração, enfrentou diversas irregularidades, o que levou o Ministério Público a buscar sua interdição.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Shopping Capital – (Foto: Reprodução / Internet)

Nos primeiros anos de operação, a Subprefeitura da Mooca lacrou o shopping em três ocasiões, mas ele continuou aberto com liminares. Mesmo com tentativas de leilão, o centro comercial não atraiu compradores, permanecendo fechado.

Em 2013, duas tentativas de leilão não obtiveram sucesso, com lances iniciais de 144 milhões e 135,5 milhões de reais.

Em 2015, cerca de 200 militantes do movimento Luta Digna por Moradia invadiram o shopping, o que resultou em uma ocupação que durou até o mês seguinte. Os administradores do edifício encerraram a ocupação após obterem uma liminar de reintegração de posse.

Mart Center (São Paulo)

O São Paulo Mart Center foi um complexo comercial voltado para atacado e varejo de moda, inaugurado em janeiro de 1988, na zona norte de São Paulo, no bairro da Vila Guilherme. Porém, o local possuía seis pavilhões térreos, lojas e áreas de suporte.

A partir da metade dos anos 2000, o centro deixou de ser usado para o comércio de moda e passou a ser destinado a eventos e shows, com um número cada vez menor de lojas operando no local.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
Instalações do São Paulo Mart Center (Foto: Reprodução/São Paulo Antiga)

Além disso, na década de 2010, a administração do Mart Center alugou áreas do complexo para atividades como eventos e lazer.

Contudo, em 2018, Marlene Querubin, dona do Circo Spacial, assumiu parte do terreno para a criação do Villa +, um complexo de lazer.

Contudo, em maio de 2021, inauguraram uma casa noturna em um dos galpões. Hoje, usam a área externa como estacionamento privado, enquanto o restante do Mart Center permanece vazio e com sinais de abandono.

Qual é o maior shopping do Brasil?

O maior shopping do Brasil é o Shopping Center Leste Aricanduva, localizado na zona leste de São Paulo. Inaugurado em 1991, possui uma Área Bruta Locável (ABL) de 257.047 m², abrigando mais de 500 lojas, 14 cinemas e 14.700 vagas de estacionamento.

Além disso, o complexo conta com três praças de alimentação, hipermercado e 13 concessionárias de automóveis. Com mais de 4,5 milhões de visitantes mensais, é um dos maiores shoppings da América Latina.

CONCLUSÕES FINAIS

Por fim, a história de shoppings como o Center Matarazzo, Capital e o Mart Center reflete a dinâmica urbana e comercial de São Paulo.

Esses espaços, que inicialmente atendiam às necessidades de consumo e lazer da população, enfrentaram diversos desafios. Desde problemas financeiros e administrativos até questões jurídicas e de abandono.

Veja também matéria especial sobre 2 gigantes do Brasil enfrentam falência em 2024.

mart center
São Paulo Mart Center
shoping center matarazzo
Shopping Capital
Shoppings
shoppings capital
shoppings centers
shoppings de São Paulo

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.