É DE CHOCAR!

419 lojas, 2500 vagas e 20 andares: O fim e abandono de shopping gigante de SP, maior rival do Internacional

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Shopping que tinha tudo para rivalizar com o Internacional Shopping acabou no mais completo abandono em SP (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Internacional/Bing)

Shopping gigantesco localizado no estado de São Paulo está no mais completo abandono

E um shopping gigantesco, localizado em uma das regiões mais populosas do estado de São Paulo, acabou ficando no mais total abandono.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos falando do que seria o famoso shopping da Vila Fátima, bairro de Guarulhos e que acabou virando um verdadeiro “elefante branco” na região após ter as suas obras abandonadas.

De acordo com o portal Guarulhos Todo Dia, essa imponente e suntuosa obra começou na virada da década de 80 para 90, ou seja, há cerca de 35 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ela até chegou a ser retomada em 2009, porém por conta dos embargos da Justiça por questões ambientais e dívidas com a Prefeitura, o empreendimento que daria tudo pra ser um forte concorrente do Internacional Shopping, foi impedido de ser inaugurado.

Apenas para contextualizar, o Internacional Shopping é um dos pontos mais famosos e tradicionais da região de Guarulhos, ele foi inaugurado ainda em 1998, na antiga fábrica Olivetti, e hoje conta com mais de 390 operações dos mais diversos segmentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ou seja, praticamente na mesma época em que o Vila Fátima inauguraria caso não tivesse esses desafios no caminho …

Cenário de abandono

Em um vídeo compartilhado através do Youtube, pelo canal do próprio canal do Guarulhos Todo Dia, deu para ver como o bairro ao redor se desenvolveu em torno do esqueleto que ficou o empreendimento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em frente à entrada principal, a movimentada avenida Otávio Braga de Mesquita e constituída por casas, empresas, prédios comerciais entre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Atrás, dá para visualizar um córrego que separa o shopping dos condomínios residenciais. As paredes do que era para ser o empreendimento estão todas pichadas, inclusive na parte de dentro.

O elefante branco da Vila Fátima se chamaria na verdade “Shopping Center Guarulhos” nos anos 90, mas devido aos problemas já citados isso não ocorreu.

Guarulhos, então, ficou apenas com o Poli Shopping, o primeiro centro comercial da cidade, em funcionamento desde 1989 e fundado pela família Veronezi.

Os problemas em sua profundidade …

Anos depois, O Grupo Sá Cavalcante assumiu o negócio do shopping abandonado na Otávio Braga.

Guarulhos é o lugar que a empresa definiu como porta de entrada para começar a funcionar em solo paulista.

No ano de 2009, se chegou a acreditar que o plano sairia do papel, pois recebeu o sinal verde da Prefeitura, na época comandada por Sebastião Almeida, para retomar as obras na Vila Fátima.

Mas como mencionamos, levando o nome de “Shopping Plaza Guarulhos”.

De acordo com o entendimento do Poder Executivo na ocasião, o empreendimento respeitava a legislação ambiental vigente ao final da década de 80, quando começou a ser construído.

Porém, depois a lei foi alterada e, com isso, a obra ficou ultrapassada do ponto de vista ambiental.

Marcos Antônio Carlos, o até então diretor da Secretaria do Meio Ambiente, entendeu que não dava para retroagir a lei e prejudicar os negócios que o shopping geraria.

Por isso, a Prefeitura de Almeida exigiu contrapartidas do Grupo Sá Cavalcante para conceder o alvará para a retomada da obra do shopping abandonado, como a doação de um terreno de 12 mil metros quadrados para a construção de moradias populares, o plantio de 1.200 árvores dentro do empreendimento e a doação de 3.000 mudas de árvores para o poder público.

Apesar de a Prefeitura ter concedido os alvarás necessários, o caso foi parar na Justiça. No início de 2010, a 2ª Vara da Fazenda Pública de Guarulhos concedeu liminar para suspender os trabalhos no shopping.

A sentença dizia que obra tinha potencial de ensejar danos ambientais severos, tendo em vista a não apresentação dos estudos de possíveis impactos que a obra poderia causar.

Então, o líder da oposição ao governo do prefeito Sebastião Almeida e presidente da Comissão de Obras e Serviços Públicos, o vereador Geraldo Celestino montou um relatório que apontava supostas irregularidades no empreendimento da Vila Fátima.

O político disse que a prefeitura não pediu o Relatório de Impacto de Trânsito (RIT), concedeu o alvará em menos de um mês, quando esse trâmite leva no mínimo 5 meses, e indicou que o shopping acumulava dívidas de IPTU na casa dos R$ 15 milhões.

O Grupo Sá Cavalcante, representantes do comércio local, alguns moradores e vereadores que faziam parte da bancada do prefeito Almeida tentaram reverter a liminar.

Chegaram até a fazer protestos em frente ao empreendimento e à Câmara Municipal, mas todos esses esforços foram em vão.

Desde a decisão judicial do ano de 2010, a obra do Shopping da Vila Fátima nunca mais foi retomada.

Potencial …

Ainda de acordo com o portal Guarulhos Todo Dia, apesar desse impasse, o Grupo Sá Cavalcante confirmou que ainda tem projetos para um grande centro comercial na cidade.

O terreno onde fica o shopping abandonado da Vila Fátima tem cerca de 40 mil metros quadrados.

Porém, o empreendimento teria cerca 130 mil metros quadrados de área construída, considerando todos os andares e uma torre comercial que seria erguida ali ao lado.

O custo estimado chegava a R$ 110 milhões.

O projeto incluía 419 lojas, três restaurantes, 2.500 vagas de estacionamento, cinema com 2.000 assentos e centro empresarial de 20 andares com 288 salas comerciais. O negócio geraria mais de 4.000 empregos.

Vale ainda dizer que no ano de 2017, a gestão Guti atendeu a um projeto do então vereador Eduardo Carneiro e avaliou a possibilidade de transformar a construção abandonada em um centro administrativo municipal.

No entanto, um grupo técnico deu um parecer negativo à ideia, dizendo que era inviável.

Quais são os principais shoppings da região de Guarulhos?

De acordo com um levantamento feito pelo Quinto Andar, os principais shoppings da região de Guarulhos são:

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile