TRISTE DESPEDIDA!
Sem autorização para seguir no ar: O fim de emissora de TV aberta que não fez questão de continuar
03/06/2024 às 5h00
Emissora optou por fechar suas portas de vez após perder o direito de transmitir na TV aberta
A televisão é um dos itens mais indispensáveis nos lares brasileiros, cujos quais costumam começar o dia com as telinhas ligadas a fim de ficar por dentro de tudo que está acontecendo no país e no mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso sem falar na programação de entretenimento que enchem as casas de momentos inusitados, felizes e divertidos
O primeiro televisor foi criado no ano de 1927 mas teve seu verdadeiro BOOM mesmo na década de 50, nos Estados Unidos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no Brasil, ela aconteceu pra valer nos anos 70 e, desde então, marcou e ainda marca a vida de muitos telespectadores.
Ao longo da história, a TV contou com emissoras inesquecíveis e que fizeram história no país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, infelizmente, muitas delas por um motivo ou outro, deixaram de existir.
Esse foi o caso da TV Cultura do Sertão, uma emissora de televisão brasileira sediada em Conceição do Coité, cidade do estado da Bahia.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, funcionários na rua e vendida à rival: 3 emissoras gigantes como a Globo têm fim devastador
● Equipamentos velhos, abandono e falência: O fim decadente de emissora engolida pela Globo e +
● Falência e despejo de emissora de TV tão popular quanto a Globo deixa telespectadores órfãos
A mesma operava no canal 8 VHF analógico, e era afiliada à TVE Bahia e TV Brasil e pertencia à Fundação Bailon Lopes Carneiro, cuja qual administra a rádio 92 Sabiá FM na cidade.
Breve história
A TV Cultura do Sertão estreou nas telinhas pela primeira vez em outubro de 1995 pela Fundação Bailon Lopes Carneiro.
De acordo com o portal Wiki, ela foi a primeira e única emissora de televisão da cidade e sua concessão foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 4 de fevereiro de 1994.
Inclusive no ano de 1996, foi realizado pela emissora, em parceria com a Rádio Sisal 900 AM, o primeiro debate entre candidatos a prefeitura do município.
Cenário conturbado
No dia 29 de maio de 1998, a TV Cultura do Sertão foi retirada do ar e teve seus equipamentos de transmissão furtados por bandidos.
Segundo acusações, publicadas oficialmente por meio de um Boletim de Ocorrência na época, o suposto roubo teria sido a mando do, até então prefeito de Conceição do Coité, Everton Rios de Araújo Filho.
Os homens, armados, chegaram a ameaçar um funcionário da emissora, que ao perceber a interrupção das transmissões, tentou ir até a torre da emissora para verificar o que havia ocorrido.
A Fundação Bailon Lopes Carneiro entrou com a queixa no dia 3 de junho daquele ano e, após o ocorrido, fez uso de equipamentos provisórios para substituir os que haviam sido furtados.
No ano de 2003, a TV Cultura do Sertão estreou o Jornal de Valente, telejornal patrocinado pela Associação de Desenvolvimento Sustentável Solidário da Região Sisaleira (APAEB) e focado no município de Valente.
O jornalístico foi transmitido na emissora coiteense até setembro do mesmo ano, quando a APAEB inaugurou, em parceria com outra associação de Valente, a TV Valente, que passou a exibir o programa.
No dia 2 de julho de 2009, a emissora retomaou oficialmente as suas atividades em parceria com a TVE Bahia, 5 anos após a primeira interrupção das operações, em 2004.
A data foi escolhida por causa de seu significado para o estado da Bahia, a independência.
Quando que a TV Cultura do Sertão deixou de existir de vez?
No mês de julho de 2011, a emissora deixou novamente de produzir a programação local por problemas financeiros da entidade mantenedora.
Em outubro, passou a operar no canal 7 mas infelizmente saiu do ar pouco tempo depois.
Em outubro de 2013, após nova parceria com o IRDEB, foi anunciado que a emissora poderia retomar suas operações, retransmitindo a programação da TVE Bahia.
Foi aí que a TV Cultura do Sertão retomou as transmissões no canal 8 em maio de 2015, repetindo integralmente a programação da emissora baiana até desligar de vez seus transmissores no ano de 2017.
Mas no dia 31 de dezembro de 2018, a validade da autorização de uso de radiofrequência da emissora chegou ao fim.
Apenar da Fundação Bailon Lopes Carneiro receber um prazo até dia 31 de dezembro de 2022 para solicitar novo licenciamento, ela optou em não continuar.
Vale destacar que apesar de existir um canal no Youtube com o mesmo nome, não há relação nenhuma com a antiga emissora de TV
Também não foram encontradas nenhuma nota oficial a respeito do ocorrido, lembrando que o espaço permanece sempre aberto para que responsáveis possam manifestar a sua versão dos fatos, mesmo que tardio.
Autor(a):
Lennita Lee
Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.