Unidades da rede McDonald’s em país sofreram fechamentos em massa após determinação da justiça por falta de higiene e situação exposta chocou milhares de consumidores locais
O McDonald’s é a maior cadeia de restaurantes de fast food do mundo. Fundado ainda nos anos 40 como um restaurante operado por Richard e Maurice McDonald, ele acabou ganhou o mundo e hoje serve uma média de 69 milhões de clientes todos os dias em mais de 100 países.
Porém, ao contrário do que muitos pensam, a grande maioria das lojas do McDonald’s (em todo o mundo) é administrada por operadores de franquias locais, ou seja, esses operadores agem como empresas independentes aonde se estabelecem salários e preços.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fora isso, quando acham apropriado, fazem declarações ou doações a seu critério. E foi essa abordagem que ajudou a rede a se tornar um fenômeno global.
Porém, essa liberdade, muitas vezes, faz com que a empresa norte-americana não possa ditar como cada operador deve reagir em uma crise, o que muitas vezes resultam em problemas …
Fechados por ação judicial
Como aconteceu no dia 25 de março de 2024, quando os restaurantes do McDonald’s, localizados no Sri Lanka, fecharam as portas após a cadeia de fast food americana iniciar uma batalha legal contra a franquia local, a quem acusou de falta de higiene, segundo fontes judiciais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Rival n°1 do McDonald’s crava ADEUS no Shopping Norte Sul Plaza e em +2 unidades de Campo Grande (MS)
● “Encerramento das atividades”: Rival do McDonald’s fecha as portas de 2 unidades em Florianópolis, SC
● McDonald’s chora: Fast-food rival põe pé na porta com 10 lojas em shoppings de Curitiba, PR, para esmagar nº1
De acordo com o Folha de Pernambuco, o Tribunal Superior de Comércio de Colombo ordenou o fechamento dos estabelecimentos até o dia 4 de abril de 2024, após a matriz acusar a empresa local que gerencia a marca no país de violar as normas internacionais mínimas de higiene: “O fechamento foi decretado durante a investigação”.
Ainda de acordo com o portal mencionado, um funcionário explicou que os advogados do McDonald’s argumentaram na semana passada que rescindiram o contrato com a empresa local Abans. As audiências do caso serão retomadas no início de abril.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com isso, os restaurantes do McDonald’s exibiram um sinal de “fechado” naquele domingo, sem qualquer anúncio sobre a data de reabertura.
Vale destacar que na época, nem a matriz da empresa nem a franquia local que administra a marca desde sua entrada no Sri Lanka em 1998 emitiram comentários oficiais e se manifestaram sobre o assunto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual a situação do MCDonald’s no Siri Lanka agora?
Segundo apurações feitas pelo TV Foco neste domingo (11/08), ao pesquisar pelas franquias do McDonald’s do Siri Lanka, todas elas permanecem como fechadas temporariamente, o que mostra que a situação ainda não foi regularizada: