Uma rede de supermercados bilionária não conseguiu lidar com grande crise no Brasil e acabou fechando as portas. Suas atividades foram encerradas após 50 anos de operação no país, deixando milhares tristes com a decisão da empresa
Sem sombra de dúvidas, o mercado varejista é um dos que mais movimentam a economia no Brasil, no entanto, alguns gigantes no setor vem passando por dificuldades. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma das redes de supermercados mais icônicas do Brasil que anunciou seu encerramento oficial, após 50 anos de operações, marcando um momento de bastante tristeza para muitos consumidores e funcionários.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi em julho de 2023, essa importante rede de supermercados deixou oficialmente o Brasil. Foram 50 anos de história, mas, em meio à forte concorrência no setor, o grupo decidiu mudar as estratégias. Estamos falando do Grupo Makro, empresa holandesa que chegou ao país em 1972. A gigante chegou a ter 62 unidades por aqui e era muito querida pelos brasileiros.
Para quem não sabe, a rede Makro de supermercados foi uma das maiores cadeias de atacado e varejo do Brasil, conhecida por sua variedade de produtos, incluindo alimentos, bebidas, produtos de limpeza, eletrônicos, entre outros. A Makro se destacava pelo seu modelo de negócios que atendia tanto empresas quanto consumidores finais, mas, acabou desistindo do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o ‘Estadão’, em 2020, a empresa, que havia vindo da Holanda, já havia dado início à venda de 29 novas lojas ao Grupo Carrefour. O acordo foi fechado em meio a uma negociação bilionária. Já no fim de janeiro 2023, a rede de supermercados vendeu 16 lojas e 11 postos de combustível para a rede de lojas paranaense Muffato, que ampliou suas unidades da rede Max.
As informações dão conta de que o Makro chegou a contratar o banco Santander para encontrar novos compradores, quando foi anunciado que eles sairiam do Brasil. O Grupo Carrefour, que também controla o Atacadão, assumiu parte das unidades por R$ 1,95 bilhão. Especialistas apontaram que a empresa não acompanhou o andamento econômico nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por muitos anos, as vendas eram feitas somente para quem tivesse cartão Makro, o que afastava parte dos clientes. O plano chegou a ser alterado, mas não arcou com o prejuízo gigantesco. O Grupo Carrefour, foi o líder de faturamento em 2023. Foram mais de R$ 115,4 bilhões movidos pela empresa de supermercados, ficando na frente em disparada. Já que a diferença com o Assaí (2° lugar) foi de mais de R$ 40 bilhões.
O Makro, que não conseguiu entrar na briga, fez sua nota de despedida no mesmo período.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Há 50 anos iniciamos nossa jornada no Brasil, e em todos estes anos participamos de sua história, da sua evolução e do seu crescimento. Estivemos sempre ao seu lado e fizemos parte da sua família. Hoje, temos a certeza de ter conquistado um lugar no seu coração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nossa operação se despede do Brasil deixando nosso agradecimento a todos clientes, fornecedores e colaboradores que juntos fizeram parte desta história”.
Qual a maior varejista do Brasil?
De acordo com informações da Forbes, o Carrefour é a principal empresa de varejo no Brasil, tendo registrado um faturamento de R$ 108 bilhões no ano de 2022, de acordo com um estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).