Serviço da Netflix está com os dias contados e clientes se chocam com a decisão do canal de streaming
Antigamente para se assistir um filme, recém lançado ou não, as pessoas precisavam de duas coisas; Ou um bom serviço de Tv por assinatura com canais exclusivos para filmes e séries, ou sair em busca dos mesmos nas famosas e saudosas locadoras.
Aliás, muitos de nós já deve ter passado por horas nesses estabelecimentos escolhendo o que assistir para curtir o fim de semana no sofá com muita pipoca e refrigerante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, hoje em dia com o avanço dos canais de streamings, como a Netflix, Globoplay, Amazon e outros, esse serviço de locação ficou extremamente defasado e pouquíssimo procurado. até dá para se contar nos dedos quantas dessas locadoras estão sobrevivendo.
Coisas do passado …
Falando nesses canais de Streaming, você sabia que a Netflix recentemente comunicou a todos os seus clientes o fim de um dos seus serviços? Mas você deve estar se perguntando, se a Netflix é streaming e o que defasou foram as locadoras, que serviço é esse?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que há mais de 25 anos, praticamente duas décadas, a Netflix oferecia o serviço de entregas de DVD!
Isso mesmo, antes de se tornar esse fenômeno encontrado na maioria dos lares das pessoas ao redor do mundo, a Netflix, entregava via delivery os filmes que as pessoas gostariam de assistir, mas isso somente nos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Se for parar para pensar, essa ideia de delivery de DVDs, de certo modo foi muito inovadora na década de 90, podemos dizer até que foi o “primeiro streaming físico” lançado, uma vez que a pessoa recebia o filme no conforto do seu lar.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas como mencionamos no início desse texto, esse serviço ficou completamente defasado e quase ninguém faz uso de DVDS tendo uma televisão com acesso a esses canais.
Na tentativa de antecipar uma queda mais abrupta do mercado, a empresa decidiu retirar-se do envio de DVDs enquanto ainda pode.
Segundo os dados da The Hollywood Reporter, tal serviço da Netflix vem decaindo desde 2019, ano em que declarou receita de US$300 milhões.
Somente no primeiro semestre de 2023, o faturamento foi de apenas R$32 milhões, indicando uma grande queda.
De acordo com o portal Olhar Digital, o CEO da empresa, Ted Sarandos, explicou, por meio de um comunicado, que, por causa dessa diminuição na procura de mídias físicas, “não é possível garantir que esse serviço seja feito com excelência”
Comunicado
Em meio ao mesmo comunicado, A Netflix fez questão de explicar os motivos a seus clientes, que apesar de tudo, ainda mantinham o serviço ativo:
“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço para nossos membros, mas como o mercado de DVDs continua diminuindo, isso vai se tornar cada vez mais difícil. O DVD abriu caminho para o streaming, garantindo que muito do que foi iniciado continuará por muito tempo no futuro
Fora isso, ela ainda informou que os últimos discos comprados serão enviados aos usuários até o dia 29 de setembro e , após isso, o serviço estará oficialmente encerrado, dando assim um adeus definitivo:
“Você pode achar até 10 envelopes vermelhos extra [se referindo ao envelope em que os discos são enviados] na sua caixa de correio depois de 29 de setembro. Você não saberá se eles estão sendo enviados até que cheguem a você. Fique de olho e boa sessão!”
Quando a Netflix começou a ser um canal de streaming?
Segundo o Canal Tech, a história da Netflix, se iniciou em 1997, com a ideia de substituir as locadoras. Os criadores da empresa, Reed Hastings e Marc Randolph começaram a alugar os DVDs por correio, conforme falamos ao longo deste texto.
Esse serviço foi a maior fonte de renda da Netflix, até 2010. Assim, partir deste ano, a empresa começou com o serviço de streaming digital, cerca de 13 anos depois do início da marca.
Vale dizer que essa inovadora ideia levou à crise diversas franquias gigantes de locação de DVDs, como, por exemplo, a gigante Blockbuster, que chegou à falência no ano de 2011.