Serviço popular no setor pet acabou sendo extinto pela Petz em 82 unidades após situação alarmante vir à tona e decisão afeta donos de animais
Apesar das dificuldades econômicas dos últimos anos, o mercado pet continuou a crescer de forma consistente nos últimos anos, levando inúmeras varejistas do setor a um patamar que saltam os olhos.
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Apesar da pandemia da Covid-19 ter sido péssima em todos os sentidos, ela acabou impulsionando uma mudança significativa nos padrões de consumo e estilo de vida, levando a um aumento expressivo na adoção de animais de estimação, entre outras prioridades.
Afinal de contas, a convivência com os bichinhos ajudam as pessoas a passar pela depressão, ansiedade, entre outras questões que se agravaram principalmente durante esse período.
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Relevância
Dito isso, não é de admirar que nomes como a Petz entre tantos outros, tenham ganhado cada vez mais evidência.
Seja pela credibilidade ou variedade, a empresa costuma receber milhares de consumidores diariamente, oferecendo o que há de melhor em produtos e serviços.
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Porém, no ano de 2019, o encerramento de um dos seus serviços mais populares chocou o setor e consumidores.
Denúncia e comunicado:
De acordo com um comunicado da própria Petz, em fevereiro de 2019, a empresa colocou fim na venda de filhotes nas 82 unidades.
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Isso se deu após uma denúncia feita, aonde apontava irregularidades no Céu Azul, em Piedade (SP), na época.
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O pronunciamento sobre a nova política adotada pela Petz veio por meio da rede social, do Presidente da Petz, Sérgio Zimerman:
“Ao nos perguntarmos sobre a possibilidade desse tipo de episódio vir a se repetir, chegamos à conclusão que o nosso processo era 99% seguro.
Ocorre que 99% não é 100%. E se há a menor possibilidade de isso acontecer de novo, então não serve. Tomamos uma decisão: a partir de agora, as 82 lojas do grupo Petz espalhadas pelo Brasil não comercializarão mais cães e gatos”
Mais detalhes expostos:
Ainda de acordo com a Petz, a venda de filhotes era realizada desde a inauguração da empresa, há 16 anos.
Porém, a maneira como cães e gatos eram comercializados nas ruas incomodava a visão da empresa:
“Fosse em porta-malas de carros, em feiras em praças públicas ou em postos de gasolina na beira de estrada.
Decidimos então trazer essa comercialização para dentro das nossas lojas para que houvesse um processo mais controlado e mais ético”
Solução encontrada
Após a Política Militar Ambiental receber uma denúncia anônima sobre a irregularidade do canil Céu Azul, de Piedade (SP), com quem a Petz possuía uma parceria, mais de 1,5 mil animais foram encontrados e resgatados.
Diante dos fatos, a Petz tomou a decisão de fazer a doação de cercados, tapetes higiênicos e dezenas de caixa de transporte.
A rede, por sua vez, colocou à disposição do Instituto Luisa Mel toda a sua rede de hospitais e clínicas, incluindo o grupo Seres, para atender aos animais resgatados, oferecendo de consultas a castrações
Mais um comunicado:
No dia 20 de Fevereiro, a Petz veio à público mais uma vez para anunciar de vez a extinção da venda de filhotes de cachorro e gatos em suas unidades.
Medida que afetou alguns donos de animais que ainda optam pela compra de animais, por mais que adoção seja a melhor solução.
O espaço que anteriormente era utilizado para a comercialização agora é destinado a ONGs e protetores independentes da causa animal para promover eventos de adoção, permanentes ou temporários.
Veja o pronunciamento de Sérgio na íntegra:
“Os últimos dias trouxeram para a Petz uma situação inédita em nossos 16 anos de história.
O caso do canil de Piedade nos mostrou que, apesar de inúmeros esforços, não é possível garantir que todos os parceiros tenham a mesma preocupação que nós com o bem-estar animal.
Não vamos mais expor filhotes a venda.
Com isso, nós seguimos nosso compromisso visando acima de tudo o bem-estar animal, promovendo adoção de cães e gatos em todo o país. A Petz tem muito orgulho de ser o maior doador de pets do Brasil, com mais de 50 mil caninos e felinos doados”
Adoção é o melhor caminho
Conforme dissemos acima, a adoção, além de ajudar a diminuir a população de cães e gatos nas ruas, proporciona a convivência com um ser cheio de amor.
Fora isso, o convívio com os animais é benéfico para a vida. Além de ótimas companhias, se cria vínculos de afeto e confiança.
De acordo com uma pesquisa do IPB, a população mundial de pets aumentou cerca de 1,7% em 2020, em comparação ao ano anterior (2019), em especial de cães (2,1%) e gatos (3,1%).
Conforme mencionamos no inicio desse texto, a procura por adoção de animais aumentou 400% durante os primeiros meses da pandemia, segundo dados da UIPA.
Outra pesquisa realizada este ano pelo Radar Pet mostrou que cerca de 30% dos animais adotados foram adquiridos durante o período de isolamento social, com predominância de adoção de gatos.
O estudo mostrou, ainda, que 23% das pessoas adquiriram seu primeiro pet durante a pandemia.
MAS ATENÇÃO! Antes de adotar, a pessoa tem que pensar muito bem para que haja uma adoção responsável e consciente.
É imprescindível planejar a questão financeira, a administração do tempo, o fator psicológico e o mais importante: é preciso evitar agir por impulso.
É necessário se programar bem, pois é uma vida que dura em média de 10 a 15 anos.
Importância da Petz:
Inaugurada ainda no dia 17 de agosto de 2002, com nome de Pet Center Marginal, a rede Petz sempre teve em sua essência o DNA empreendedor e visionário.
Expandindo sua atuação ela fortalece cada vez mais a conexão com apaixonados por pets.
Sempre antenada e pioneira em suas iniciativas desde a fundação, em 2003 ela tornou-se a primeira pet shop do mundo com atendimento 24 horas.
Qual a situação da Petz em 2024?
A Petz deu um grande passo em direção à expansão ao se unir à Cobasi em uma megafusão anunciada em abril de 2024, como podem ver por meio desse link*
Vale dizer que no ano de 2023, a empresa registrou receita bruta de R$ 3,8 bilhões, em 249 lojas. A Cobasi, por sua vez, reportou receita de R$ 3,1 bilhões, com 234 lojas.
Agora, Zimerman conseguiu finalmente unir sua trajetória à da Cobasi.
Conclusões finais:
Em 2019, a Petz enfrentou um desafio ao encerrar a venda de filhotes em suas lojas após um caso de irregularidades em um de seus fornecedores.
Essa decisão, embora tenha gerado debates, demonstra o compromisso da Petz com o bem-estar animal e a adoção responsável.