Que a Record anda mal das pernas no quesito audiência, principalmente com as novelas não é novidade. Desde “Mascaras” a emissora caiu tanto na audiência que se olharmos os números de pouco tempo atras são espantosos. “Vidas em Jogo”, última novela de boa audiência do canal teve média geral de 12 pontos, muito semelhante ao que o SBT vem atingindo atualmente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Que “Mascaras” foi um fracasso isso é incontestável, a novela era péssima, tinha histórias fracas e fizeram com que o público afasta-se da televisão, com isso a trama fechou com 6 pontos, uma queda de 50% em relação a antecessora. Pensando em reverter os números, o canal dos Bispos lançou novelas mais atrativas, e logo em seguida produziram “Balacobaco” e “Dona Xepa”, ambas fechando com média de 7 pontos, um pequeno avanço, que foi derrubado por “Pecado Mortal” que novamente fechou na casa dos 6 pontos.
Decidida em recuperar a audiência perdida a emissora escalou Cristianne Fridman, atualmente escrevendo “Vitória”, a novelista já escreveu grandes sucessos, tanto em audiência e repercussão, como “Chamas da Vida”(14 pontos), “Bicho do Mato”(11 pontos) e a própria “Vidas em Jogo”. A novela como as outras, é excelente, tem bom enredo, histórias interessantes e impactantes, histórias tão fortes que ora nos emociona, ora nos impressiona, com o trabalho infantil e neonazismo respectivamente. Porém a Record está perdendo a grande chance de finalmente recuperar a audiência, exibindo uma novela no mesmo horário em que é exibido o produto de maior audiência do país, e como se não bastasse, disputa a audiência com uma novela que foi fenômeno aqui no mundo inteiro quando exibida, “Rebelde” não tem telespectadores, mas sim fãs, fãs que no passado compraram cds, foram a shows, ouviam suas músicas. É uma forte concorrência, para uma novela nova “roubar” público.
Desde que a emissora divulgou esse horário para novela já percebi o grande erro, e tudo isso para que? Para as 10 da noite exibir reprises de série bíblica? Vale a pena sacrificar toda uma novela que poderia sim recuperar a audiência, sacrificar a melhor novela produzida desde que o fracasso “Mascaras” passou pelo canal? Realmente não entendo a estratégia que estão querendo seguir. É fato que a emissora tentou recuperar a audiência no mesmo horário e não deu certo, mas nenhuma das novelas tinha o potencial que “Vitória” possui. No dia 4 deste mês vendo alguns real time, notei que em alguns momentos “Vitória” marcava 1,4 de audiência ficando em quarto lugar e perdendo para TV Cultura, mas a disputa não era com a Globo, Record? É lamentável a atual situação do canal, preferia ver a emissora esperando a novela das 9 acabar para colocar seu produto no ar do que ver enfrentando a TV Cultura. Se o produto em questão fosse ruim, mas não é um excelente produto, que perde com a imaturidade do canal. Se no passado era costume esperar a novela das nove terminar para mudar de canal e assistir as tramas da emissora, agora o público nem lembra que elas existem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente a posição do TV Foco, e são de total responsabilidade de seu idealizador!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE