O melhor rumo da teledramaturgia brasileira

"Amor à Vida" é a novela destaque de 2014

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Globo, Record e SBT deveriam investir mais em identidade própria na teledramaturgia

Globo, Record e SBT estão atualmente investindo em teledramaturgia. A emissora dos marinhos é de longe a melhor produtora de novelas, não só do país, afinal ocupa o lugar de uma da maiores e melhores produtoras de telenovelas do mundo. Sendo a platinada tão poderosa assim o que levaria duas emissoras significativamente menores a investir em tal mercado?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais do que reality show, as novelas fazem mais sucesso e atravessam gerações, poucas vezes se desgasta, acaba uma e entra logo a outra. Tantas histórias que atravessam gerações. Prova de tanto sucesso é que a Globo exibe atualmente 5 novelas, o SBT 6, a Record apenas 1, mas surgem boatos de que voltará a exibir reprises de novelas em suas tardes.

Vendo o esforço de ambas para investirem nesse rentável ramo que é a teledramaturgia para conquistarem seus lugares, muitas vezes elas não conseguem os resultados esperados. Quantas vezes o SBT não produziu novelas que foram fracassos, até que um dia, com uma ideia simples surgiu e a audiência e faturamento subiu. A record fez o caminho inverso. Suas novelas pareciam inabaláveis, sempre acima dos dois dígitos conseguia a vice liderança com folga, mas de uns tempos pra cá (diga-se “Mascaras”) os resultados ficaram muito a baixo do esperado.

Cada emissora tem que buscar seu espaço, suas características, enquanto focarem só no mesmo produto que o concorrente dificilmente conseguiram atrair o público, afinal ela é a melhor. Foi com esse pensamento que Silvio Santos estreou um horário só para novelas infantis, chamou a atenção do público e os conquistou. Os bons frutos estão sendo colhidos até hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Record além das novelas investe em séries bíblicas que já mostraram seu valor, mas seria interessante se especializar cada vez mais em séries com outras temáticas, algo que possa lembrar séries de tv americana em qualidade. Com isso todos os olhares voltariam para a emissora dos bispos e esse pode ser o caminho para voltar a reinar com sua teledramaturgia. Afinal a Globo só produz séries geralmente no inicio do ano e em episódios curtos, essa é uma grande chance para a emissora.

O que é inovador e diferente sempre renderá boa audiência, cada uma deveria seguir um rumo, rumo esse que melhor sabe produzir.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As opiniões aqui retratadas não refletem necessariamente as do TV FOCO!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sair da versão mobile