Mercados da Oxxo se espalham rapidamente em todo o território nacional e muitos se perguntam como a marca consegue isso
Se você mora em São Paulo, já deve ter reparado no domínio poderoso que a linha de mercados Oxxo estão fazendo pelas ruas, em especial nas regiões centrais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só para se ter uma vaga noção, subindo a rua Maria Antônia na direção da rua da Consolação há uma. Descendo a mesma rua, rumo ao centro, se encontra outras duas unidades.
Fora isso também temos unidades na Ipiranga, na praça da República e no largo do Arouche. Faça esse trajeto a pé que, em 30 minutos, você terá encontrado pelo menos um seis Oxxo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Até parece que de uma hora para outra, essas pequenas lojas que vendem comida, produtos de higiene e limpeza, começaram a “chacoalhar” bairros inteiros da capital e de algumas poucas cidades do interior paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Uma de suas maiores propostas é ter um mercado pertinho de você e ainda por cima 24h por dia. Esse ritmo frenético de aberturas, tem rendido piadas na internet e algumas dúvidas sobre como essa rede consegue dominar tanto e abrir, praticamente, uma loja por dia.
Inclusive, a situação chama tanta a atenção, que foi criada uma fanfic, entre alguns motoristas da Uber, (narrativa fictícia), aonde diz que esses mercados tem envolvimento com o tráfico de dr0gas se oferecendo como pontos de vendas dos ilícitos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por mais tendenciosa que seja, e até mesmo um tanto difamatória, essa fanfic perdurou no imaginário de muitos brasileiros. Obviamente isso NÃO É VERDADE, mas afinal de contas, como eles conseguem? Qual segredo eles escondem?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sucesso implacável
Primeiramente vamos entender a origem desse fenômeno. A Oxxo pertence à empresa que se notabilizou como a maior engarrafadora da Coca-Cola no mundo, a Fomento Económico Mexicano (Femsa).
Ela inaugurou a primeira loja Oxxo em 1978, na cidade de Monterrey. No ano de 2021, a empresa fechou o ano com 20.431 unidades espalhadas pela América Latina, o que fez dela a maior rede de mercadinhos de bairro da região.
Segundo o Blog Joio e o Trigo, a Femsa expressava já em 2011, um interesse em fincar a bandeira da marca por aqui. A ideia era que as primeiras lojas começassem a pipocar no país em, no máximo, cinco anos, mas acabou não rolando dessa forma.
Oito anos se passaram até a Oxxo finalmente desembarcou no Brasil, e através de uma parceria de peso, afinal, a Femsa anunciou um acordo com a Raízen, que é uma das maiores distribuidoras de combustíveis do país, que é dona dos postos Shell.
Por R$ 561 milhões, os mexicanos adquiriram metade da divisão de Conveniências da Raízen, responsável pelas lojas Select. Depois de aprovado pelo Cade, esse negócio virou uma empresa à parte, batizada de Grupo Nós.
O Nós entrou em operação no dia 1º de novembro de 2019, com muito dinheiro na mão e uma estratégia agressiva de crescimento na cabeça: R$ 320 milhões para abrir 500 lojas em três anos.
Campinas, no interior de São Paulo, foi escolhida como ponto inicial. Sendo assim, no dia 1 de dezembro de 2020, a primeira loja da OXXO foi aberta no Brasil.
Na sequência, vieram Jundiaí, São Paulo, Osasco e São Bernardo do Campo. Em 15 meses, foram inauguradas mais de cem lojas nessas cinco cidades.
Apoteose
Segundo a Istoé Dinheiro, o que parecia um simples mercadinho local, em pouco tempo começou a se espalhar de forma acelerada. De lá para cá, centenas de unidades foram abertas, a maioria na capital paulista, como mencionamos.
Essa velocidade de expansão e a pouca distância entre as unidades já virou até meme nas redes sociais, como mencionamos.
Graças a sua parceria com a Raízen, ela ainda abriga uma rede de postos de combustível e investe em soluções financeiras.
Qual o segredo da Oxxo afinal?
E embora a Oxxo tenha explodido muito rápido, o grande segredo por trás do sucesso dos mercadinhos não tem nada haver com dr0gas nem com teorias conspiratórias, e sim com um ótimo plano de expansão e cálculos muito bem arquitetados e estratégicos.
Inclusive, segundo o portal Estadão, O CEO regional de Mobilidade da Raízen, responsável pelas operações digitais de lubrificantes e combustíveis do Brasil, Paraguai e Argentina, Teofilo Lacroze, afirmou que a rede de lojas Oxxo deve manter o mesmo ritmo de expansão atual, com uma loja sendo aberta por dia no País:
“A gente continua abrindo uma loja Oxxo por dia e o objetivo é continuar nessa pegada daqui para frente” – Afirmou ele em um evento realizado para investidores no dia 24 de maio de 2023.
Durante a mesma apresentação no evento, ele ainda afirmou que todas as operações da companhia planejadas para o Paraguai, no primeiro ano de operação, foram cumpridas.
Na Argentina, a Raízen realizou “investimentos críticos” para aumentar a capacidade de processamento para 35,5 milhões de barris diários até o fim do ano-safra 2023/2024:
“Esse investimento vai trazer mais de US$ 60 milhões de margem incremental ao ano” – Comentou ele