Renata Vasconcellos e César Tralli confirmaram aumentos envolvendo o INSS
Os aposentados e pensionistas do INSS tiveram uma série de excelentes notícias neste ano de 2024. Logo de cara, começaremos falando sobre o pacotão com 4 aumentos confirmado por Renata Vasconcellos e César Tralli na Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante o Jornal Nacional, Renata Vasconcellos falou sobre o valor do novo salário-mínimo. “Começou a valer hoje, 1° de janeiro, o valor do novo salário mínimo, agora é de R$ 1.412,00. Um aumento de quase 7% (6,97%) em relação ao valor anterior”, disse ela.
Renata Vasconcellos fez questão de frisar que o aumento também vai servir para os aposentados e pensionistas do INSS. “A diferença de R$ 92 vale também para aposentadorias, pensões e benefícios como o seguro desemprego”, disparou a apresentadora do Jornal Nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já César Tralli aproveitou o Jornal Hoje para confirmar uma outra boa notícia aos aposentados. Ele decidiu falar sobre o empréstimo consignado. Com o reajuste dos benefícios, os segurados poderão pegar novos empréstimos, desde que respeitado o limite do comprometimento da renda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação é descontada diretamente do benefício previdenciário todos os meses. Além dos aposentados e pensionistas do INSS, podem pedir esse tipo de empréstimo os trabalhadores com carteira assinada e servidores públicos.
Como é garantido que as parcelas serão pagas em dia, o consignado é um tipo de crédito mais barato do que outras opções do mercado. O valor máximo depende de quanto eles recebem por mês para que a renda não fique comprometida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O cartão de crédito consignado funciona como um cartão de crédito comum e é usado para o pagamento de produtos e de serviços no comércio. A diferença é que, no cartão de crédito consignado, o valor da fatura pode ser descontado, total ou parcialmente, automaticamente na folha de pagamento.
Como funciona os aumentos?
Atualmente, a margem consignável para aposentados e pensionistas do INSS é de 45% do benefício. Esse limite é distribuído da seguinte forma:
- 35% para empréstimos consignados;
- 5% para cartão de crédito consignado;
- 5% para cartão de benefício consignado.
Já quem recebe BPC tem margem consignável diferente, sendo de 35% do benefício, distribuída assim:
- 30% para empréstimos consignados;
- 5% para utilizar com cartão de crédito consignado ou cartão de benefício consignado.