O pecado mora ao lado, Record e RedeTV
03/07/2013 às 19h05
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para ganhar a batalha contra o gigante só se ele implodir
Vendo este povo todo na Paulista, batalhando por algo melhor para si e sua família, correndo atrás do prejuízo, esbravejando para encontrar seu conforto, lembro de duas grandes redes de televisão que estão fazendo sua história agora, bem diante dos nossos olhos: a Record e RedeTV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que é o sufoco destas duas?! Quando uma pensou que tivesse conquistado seu terreno conseguindo transmitir as lutas de UFC, vem a Globo e tira; quando decide fazer seriado nacional, no caso foi “Desperate Housewife”, onde contratou grandes nomes, fazendo algo até bem feito, comparamos com o mundo global e deixamos de lado. No caso da Record, o pecado é ainda maior, onde antes havia aquele sonho de conquistar nossa atenção usando novelas, chegando a ter duas inéditas, agora penam para atingir 6 pontos em apenas uma.
A referência do telespectador para seriados e novelas é a qualidade da Globo. Todo produto deste tipo será comparado com a segunda maior rede do mundo. Não tem como derrubar a fera. Pantanal foi um caso isolado, para a Globo esta novela ampliou seu conhecimento. Como cada tropeço global é logo resolvido com equipe competente e experiência milenar, serviu para nada na história da nossa TV, só para a aprendizagem da platinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Onde ir, então? Se partirem para o mundo dos shows, terão o SBT, pegando o trem das notícias se depararão com as televisões pagas e na aberta a Band. Se você estivesse em uma situação dessas, doido para avançar, para abocanhar parte deste mercado bilionário, onde só a Globo sorve 12 bilhões por ano, o que faria? Teria como se livrar da verba das “Igrejas”? Daria para contratar um grande comunicador à 3 milhões por mês? A questão não é dinheiro. O problema é que mercado já está devidamente suprido.
Neste ramo há um porém, o público adora novela, tanto é que basta a Globo partir para outros caminhos e vê sua audiência chegar em 10 pontos. Adora futebol, caminho complemente fechado, também pela Globo e sua companheira disfarçada, Band. O resto é o resto. Silvio pega a sobra, sabendo fazer isso como ninguém: divide o custo e o lucro. Ponto!
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● RedeTV! os caminhos vitoriosos de um canal
● Melhores momentos da coluna “Tá Ligado”
● Crise na TV acaba com as noites de segunda
O resultado de tudo isso tem sido visto há anos, desde a década de 70 com a queda da Tupi, da Manchete e outras. Novela, futebol, shows e notícias já tem seu lugar marcado na vitrine, no mundo dos anunciantes e estamos conversados. Partir para a baixaria extrema, como temos visto a RedeTv fazer é uma forma restrita, há um paredão contra esta linha, você chega em um ou dois pontos e mais uma dúzia de indenizações milionárias. Não dá. Um misto disso tudo não permite sua rede se especializar; é o caso do ocaso da Record.
Para ganhar a batalha contra o gigante só se ele implodir, de resto, deve ser feito como Sílvio fez, reconhecer o tamanho do concorrente e investir conforme o mercado permitir.
Autor(a):
Cleomar Santos
Colunista do TV Foco desde fevereiro de 2011. Acesse o perfil deste colunista no link abaixo: