Bonner surpreende brasileiros ao parar JN para confirmar sério problema enfrentado pelas gigantes dos planos de saúde como Unimed e Amil
O Jornal Nacional trouxe à tona um tema preocupante para milhões de brasileiros: o cancelamento de planos de saúde. Em uma reportagem urgente apresentada por William Bonner, foram confirmadas as dificuldades enfrentadas por grandes operadoras como Unimed e Amil.
A situação desperta a atenção para a crise no setor de saúde suplementar, impactando diretamente a vida de muitos usuários que dependem desses serviços para acesso à saúde de qualidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante edição do Jornal Nacional, Bonner pegou todos que estava assistindo o maior jornal do Brasil que queixo caído. “Queixas de clientes de plano de saúde por causa do descredenciamento de médicos, laboratórios e hospitais cresce em 2023″. A matéria foi ao ar no dia 19 de junho de 2013.
As reclamações contra os planos de saúde no Brasil continuam a aumentar de forma alarmante. Dados do Procon-SP revelam que, em 2022, foram registradas 9.537 queixas. No ano seguinte, esse número saltou para 13.230, representando um aumento de 38%. Nos primeiros dois meses deste ano, já foram contabilizadas 2.416 reclamações.
De acordo com o Jornal Nacional, entre as várias queixas, o descredenciamento de rede tem sido uma das mais preocupantes para os profissionais do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um levantamento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o número de reclamações sobre o descredenciamento de rede aumentou mais de 170% entre 2020 e 2023, passando de 923 queixas para 2.505. Só neste ano, até abril, já foram registradas 971 reclamações, superando o total do ano de 2020.
Declaração
“Estamos observando um aumento nas reclamações de descredenciamento. É difícil determinar exatamente como isso está acontecendo, mas há um forte movimento no mercado para a precarização dos serviços e vínculos das operadoras”, afirmou Marina Magalhães, pesquisadora do programa de saúde do Idec.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
Ela explicou que a ANS regula todos os descredenciamentos, tanto de planos individuais quanto coletivos, mas o critério é mais rigoroso para a rede hospitalar. Nesse caso, a operadora deve notificar a agência, que precisa autorizar o descredenciamento. No entanto, as mesmas regras não se aplicam a clínicas e laboratórios, que têm normas mais flexíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras para o descredenciamento de rede exigem dois critérios:
- Notificação prévia de 30 dias ao usuário.
- Substituição por outro equivalente na mesma região, área de abrangência e qualidade.
Qual é o melhor plano de saúde no Brasil?
Segundo o porta Corretor Arjmid, o melhor é da Unimed.
A Unimed é uma das maiores operadoras de planos de saúde do Brasil, oferecendo uma ampla gama de planos tanto para pessoas físicas quanto para empresas.